Bairro



Praia da Macumba à espera da revitalização 

Moradores e frequentadores da Praia da Macumba, na altura da Rua 8W, há meses se queixam do estado do calçadão naquele trecho. Devido à proximidade com o mar, o local é vítima frequente da força das ressacas. A expectativa é que nessa parte da orla seja feita a revitalização, iniciada pela prefeitura com a Operação Verão.
– Frequento aqui há seis meses e, realmente, precisa de conserto – conta a surfista Beatriz, moradora da região.
O pescador Nivaldo Cardoso, que mora em Curicica, faz coro com Beatriz.
– Não vinha aqui há dois anos, mas já esteve pior. Houve épocas em que você não conseguia atravessar de carro pela pista junto ao calçadão, de tanta areia. Ainda assim, é claro, esse local precisa de melhorias – alertou o pescador.

Tipo Carioca lança a campanha ‘Não mate nem maltrate animais’

Morador da Barra, o biólogo Marcello Mello, encontrou morto, em outubro, na Lagoa da Tijuca, um jacaré-de-papo-amarelo, nativo da região. Segundo o especialista, a morte se deu por conta de um esmagamento craniano proveniente de uma pancada. Marcelo alerta que as pessoas precisam entender que o jacaré é um importante elemento da biodiversidade local, é um atrativo ecológico que ajuda no desenvolvimento do ecoturismo, gerando recursos financeiros para a região.
Para evitar crimes ambientais como esse, o Tipo Carioca está lançando a campanha ‘Não mate nem maltrate animais’.


Vegetação da orla ganha cerca de proteção 

A prefeitura iniciou a instalação de cerca de madeira e corda ao longo dos 20 quilômetros de vegetação de restinga, na orla da Barra e do Recreio. Desde que o trabalho teve início, segundo especialistas, já foi constatado o retorno de aves como a coruja buraqueira e o quero-quero à região. A próxima etapa será o reflorestamento de espécies da restinga, com a retirada de plantas invasoras e exóticas.


Lançada a pedra fundamental de hotel no Riocentro   


O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, entre outras autoridades, participaram do lançamento da pedra fundamental do Hotel Grand Mercure Recreio, que será construído em frente ao Riocentro. O local atenderá o Centro de Mídia da Copa de 2014.

Amor promove palestra sobre segurança predial
 

A Amor (Associação de Moradores do Recreio) promoveu, em outubro, a palestra Segurança Predial, para porteiros da Barra e do Recreio. Estiveram presentes o presidente da entidade, Alexandre da Fonte, o tenente Da Silva, representando o 31º BPM, e o sargento Furtado, da 42ª DP. A próxima palestra da Amor acontece dia 23 de novembro, no Parque Marapendi.

Plano Diretor de Transporte Urbano é discutido na CCBT

Secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes foi convidado pela Câmara Comunitária da Barra para falar sobre o Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana do Rio. Entre os objetivos do plano estão a formulação de uma política de investimentos em infraestrutura viária e nos transportes coletivos e o fornecimento de um instrumental que permita implementar um processo permanente de planejamento.


Rios da região recebem projetos de dragagem

Visando aos Jogos Olímpicos de 2016, 14 rios em Jacarepaguá estão recebendo obras de macrodrenagem, que vão beneficiar, também, moradores da Barra da Tijuca. O objetivo é aumentar a capacidade de receber águas das chuvas. Desses, quatro já estão prontos: o Córrego da Panela e os rios Itanhangá, São Francisco e Papagaio.
– Essas obras fazem parte do caderno de encargos das Olimpíadas porque nesta região teremos o Parque Olímpico, com diversos equipamentos esportivos que estão ao redor da Lagoa de Jacarepaguá. Todos esses rios escorrem para essas lagoas. Com isso, criamos uma balneabilidade e sustentabilidade maior nas lagoas, juntamente com as estações de tratamento construídas no entorno delas – explicou Mauro Duarte, presidente da Rio-Águas.
Ao final das obras, serão beneficiados 350 mil moradores da região. O programa conta com investimentos de R$ 340 milhões. Os 14 rios que receberão a intervenção foram divididos em três lotes. Eles cercam a principal região dos Jogos Olímpicos de 2016, onde serão instalados equipamentos para as competições.