Bairro



Testes de tráfego na ponte estaiada no fim do mês

Uma das principais obras da Transcarioca, corredor expresso que ligará o Terminal Alvorada ao Aeroporto Tom Jobim, a ponte estaiada da Barra deverá passar por testes de tráfego já no fim de julho. A inauguração do corredor está prevista para dezembro deste ano.
– Além da ponte estaiada, teremos uma nova rua e o Complexo Viário dos mergulhões Billy Blanco, que, junto com a construção de passarelas para pedestres, vão eliminar todos os retornos da Ayrton Senna, o que permitirá a retirada de sinais da via, melhorando o trânsito nesse trecho. O deslocamento será feito com mais segurança e rapidez, e dotará a região de mais um corredor expresso de ônibus – conta Tiago Mohamed, subprefeito da região. Em junho, Tiago reuniu líderes comunitários para mostrar o andamento das obras. A liberação do tráfego na ponte estaiada deverá acontecer a partir de setembro.


Criada a Câmara dos Condomínios do Recreio e Adjacências

A Associação Comercial e Industrial da Região Transoeste (Acir-Transoeste) criou, este mês, a Câmara de Condomínios do Recreio e Adjacências.  A nova entidade tem como objetivo defender os interesses dos condomínios da região, assim como trazer propostas de melhorias.
– Unidos, os condomínios podem, por exemplo, organizar uma central de compras. Ainda não tínhamos colocado o projeto em prática porque achávamos que o Recreio precisaria ter uma densidade maior. Agora, decidimos que era o momento – conta Alfredo Lopes, presidente da Acir e da nova entidade.
De acordo com o presidente, a câmara vai atuar em conjunto com as associações de moradores já existentes no bairro:  Amor,  Amore e a Associação de Moradores de Barra Bonita.
– São grupos com interesses específicos e outros comuns. De dois em dois meses, faremos encontros com representantes de órgãos da prefeitura para falar sobre as necessidades da região – destaca.
Presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck vai auxiliar na estruturação dessa nova entidade.







OAB-BARRA discute o trânsito na região 
Em junho, a OAB-Barra promoveu uma audiência pública sobre transportes na região. Entre os participantes estava o vereador Carlo Caiado, que abordou pontos que ele considera vitais, a curto e médio prazo, para resolver os problemas viários do bairro.  Na opinião de Caiado, é fundamental a abertura de avenidas secundárias do sistema viário original da Barra, projetado durante o Plano Lúcio Costa, como as Avenidas do Canal e Prefeito Dulcídio Cardoso. Durante o encontro, também foi apontada a necessidade de construções de mergulhões na Avenida das Américas, como nos cruzamentos em frente ao BarraShopping e à Eurobarra, na ABM (Associação do Bosque Marapendi). Também em junho, uma comissão da OAB-Barra visitou as obras do Metrô Linha 4.











Via alternativa ao Elevado do Joá é apresentada

Presidente da Fundação Geo Rio, Márcio José Mendonça Machado apresentou o projeto para a construção da via alternativa do Elevado do Joá.     O encontro aconteceu na Câmara Comunitária da Barra.
Com a presença subprefeito da Barra da Tijuca, Thiago Mohamed, do presidente da CCBT, Delair Dumbrosck, do vice, David Zee, e de Marcus Bergman, gerente de projeto da Geo-Rio, Márcio José deixou claro que essa será uma solução viável para desafogar o trânsito na região.
– Como morador da Barra, sei o quanto é difícil esse trajeto entre a Barra e a Zona Sul, e as complicações diárias que acontecem no trânsito. Com esse projeto, esperamos trazer uma solução que será integrada com metrô, para facilitar o fluxo de pessoas e veículos no bairro – destacou Márcio.
Nessa obra, serão construídos, na encosta, mais dois túneis de 650m cada e um novo elevado, com 1.150m de extensão. O elevado já existente receberá uma ciclovia de 3.100m, voltada para o mar, e que também se estenderá pelos túneis. A obra receberá um investimento de R$ 489 milhões.





Secretário de Ordem Pública se reúne com moradores

A convite da Associação de Moradores e Amigos do Tijucamar e Jardim Oceânico (Amar) o secretário municipal de Ordem Pública, Alex Costa, participou de uma reunião com empresários e moradores do bairro, em junho, na Paróquia São Francisco de Paula. Em pauta, a legislação referente à ordem pública.
– Coloco-me à disposição para uma negociação com comerciantes e empresários locais em relação à legalização de alguns estabelecimentos – destacou o secretário.
Também participaram do encontro o subprefreito Tiago Mohamed e a vereadora Laura Carneiro, além de lideranças comunitárias.

Castrinho promove carreata contra a violência

Vítima de duas tentativas de assalto, em menos de uma hora, recentemente, o ator e empresário Castrinho promove, no dia 12 de julho, uma carreata contra a violência. A saída será no Shopping Recreio, às 15h.
– Está mais do que provado que só conseguiremos alguma melhora de qualquer governo se formos à rua para cobrar. As regiões da Barra, Recreio, Vargens, Itanhangá, Jacarépagua e o entorno estão completamente sem a segurança que os governos têm obrigação de nos proporcionar. Pelo que já vivi, garanto que não adianta solicitar essa segurança, pois isto já foi feito de diversas maneiras e nem resposta tivemos. A violência nessas áreas chegou a limites insuportáveis. No bairro do governador existe um policial para cada cento e cinquenta e sete habitantes e, no nosso, é uma média de um policial para mil e cem habitantes, e reparem o tamanho da área. Na Rocinha, foram colocadas oitenta câmeras de vigilância. Na nossa área, há mais de quinze anos lutamos por elas, só temos oito, e somente duas funcionam. Além disso, temos falta de efetivo nas delegacias e no 31º Batalhão. Convido todos que tenham sofrido ou sofrem com essa falta de segurança a vir para a carreata. Que Deus nos ajude e proteja – disse Castrinho.