PLANTAS DE INTERIOR



Existem espécies de plantas ornamentais que se desenvolvem muito bem em ambientes com pouca luz, ou luz indireta. São chamadas plantas de sombra. Crescem em ambientes onde a luz solar é diminuta e não são afetadas fisiologicamente por isso.
Muitas destas espécies são usadas para compor espaços e fazem a festa dos paisagistas. Estou falando de plantas como a palmeirinha ráfia, a zâmia, o pacová, o copo-de-leite, a cheflera e a árvore da felicidade. Todas são facilmente encontradas em revistas especializadas e comumente citadas como propícias para ambientes internos.

O cuidado com elas está basicamente na rega â?? que não deve ser exagerada â?? e na nutrição correta.

Qual é o segredo destas espécies? São muito bem adaptadas, com uma taxa de crescimento líquido menor que aquelas que vivem a pleno sol. Também têm uma taxa de respiração menor que as outras que recebem luz solar direta.

Plantas de interior trazem mais vida aos ambientes internos, que, normalmente, sofrem pouca influência da luz solar. São muito procuradas por moradores de apartamentos e por aqueles que, independentemente do tipo de imóvel, não têm muito tempo para se dedicar às espécies vegetais.
Procure por estas plantas e veja que aquele seu cantinho, aparentemente sem graça, ou pouco atraente, pode ganhar um novo contorno. Com belas formas e cores.

Fábio Cardoso de Freitas - Engenheiro agrônomo
fcarfreitas@yahoo.com -telefone: 2428-1415.