Barato ou Muito Barato


A verdade é que conceito de barato e caro é pessoal. E sofre diversas influências quanto aos valores de cada indivíduo. Mas, tratando-se de tatuagem, esse conceito diverge, de muitas formas: alguns acham que o material para a realização de tatuagens é caríssimo. Não é!; outros acreditam que arte não tem preço. É verdade! Desde que caiba no seu bolso! O pulso do artista, este sim, não tem preço. O que for cobrado define duas situações... Se a tatuagem ficou de acordo com sua expectativa, valeu o dinheiro pago ao artista. Se a mesma superou suas pretensões, o que é comum quando se tatuam com profissionais competentes, aí mesmo cada centavo gasto valeu muito mais do que você pudesse esperar. 

Comentar tatuagens que ficam abaixo da expectativa do cliente não é necessário, porque, sem dúvida, este se tatuou com â??qualquer umâ?. Qualquer um significa que o risco é maior, a constância quanto a qualidade do acabamento do trabalho não existe, o suposto tatuador faz tatuagens boas e ruins... Umas saem aceitáveis, outras ficam comprometedoras, e o cliente acaba por procurar profissionais de conceito no mercado dessa arte. Para quê?

Consertar ou cobrir tatuagens que ficaram horríveis, ou malfeitas!
Quem vai se tatuar pode evitar essa situação, e deve evitar, pois acaba vivendo a condição de que o barato sai caro... O que fazer, agora?

Os estúdios conceituados não diferenciam clientes de maior posse dos clientes com menores recursos financeiros. Praticam um preço com o qual consigam sobreviver com conforto, e honesto, para quem se identifica com esses valores negociados antes de executar seus trabalhos. Não existe referência, ou padrão, para se definir esses custos de arte na pele. Se você gostou, valeu; se não gostou, f... (rimas são para serem interpretadas)... Ficam frustrados, por não atingir o ideal de beleza e acabamento desejado... Afinal, tatuagem ainda é para sempre. Não dá para remover sem deixar marcas de cicatrização. O meio da tatuagem está evoluindo, é um dos mercados alternativos que mais cresce no mundo (25% ao ano), e hoje existem pesquisas e recursos aplicados na área de medicina, para que seja cada vez mais simples e eficiente a remoção de tatuagens.

Se compararmos a Europa, Estados Unidos, enfim, moedas mais fortes frente ao real, a tatuagem no Brasil é muito barata. Posso observar, inclusive, que, quando tatuo estrangeiros, o valor se equivale na quantificação numérica, mas não com relação à moeda em pauta. Se eu digo setecentos, falo em reais, mas os estrangeiros entendem euros ou dólares, sem a menor preocupação a respeito do trabalho ser caro. É quanto se paga no exterior.
Encontramos, também, tabelas de preço em hora, fracionada por minutos, de 10 em 10, por exemplo, ou de 15 em 15. Maneira bastante honesta e estável a todas pessoas... Famosos ou comuns, o preço será o mesmo, e a motivação do artista a maior possível, o cliente está pagando o que é justo e honesto para a realização do melhor para sua tatuagem.
Nunca é caro!! Ou você pode pagar ou não pode... Tatue-se com profissionais, que cada centavo gasto vai valer a pena.