Bairro




Caminhada ecológica do grupo Ciclo Local 

O grupo de gestores ambientais Ciclo Local promoveu, dia 30 de setembro, uma caminhada ecológica na Praia do Recreio, onde foi montada uma tenda ecológica com exposição de produtos artesanais feitos com matérias-primas naturais e recicláveis, ressaltando a importância da reciclagem. Também foi realizado um mutirão de limpeza nas areias e na vegetação da região, sendo retiradas 87 sacolas cheias de resíduos sólidos recicláveis. A próxima ação do Ciclo Local será  dia 14, às 10h, com saída da Praça Tim Maia, no Recreio.

Trânsito caótico é debatido no Barra Sustentável

Dois eventos voltados ao futuro sustentável da região aconteceram em setembro. A conferência Barra Sustentável ocorreu dia 25, no Sheraton. Um dos pontos altos foi a participação de Oded Grajew, presidente emérito do Instituto Ethos, criador do movimento ‘Nossa São Paulo’ e do programa ‘Cidades Sustentáveis’.
O presidente da Acibarra (Associação Comercial e Industrial da Barra), Ney Suassuna, citou o caótico trânsito como um dos frutos do crescimento do bairro. Segundo ele, a tendência é que esse problema seja combatido em 2016, com a inauguração do metrô na região.
Suassuna declarou, ainda, ser favorável à implantação de um transporte aquaviário, para amenizar os problemas com o trânsito, afirmando que isso só seria viável com a dragagem das lagoas.

IX Fórum do Meio Ambiente debate os problemas da região 

O Parque Marapendi, no Recreio, foi palco do  IX Fórum do Meio Ambiente, promovido pela Acir (Associação Comercial e Industrial do Recreio). Tendo como mediador o ambientalista David Zee, os principais problemas ambientais foram lembrados pelo público, e as autoridades se comprometeram a tentar resolvê-los. Na abertura do evento, Alfredo Lopes, presidente da Acir, disse que as decisões ali tomadas seriam encaminhadas ao prefeito Eduardo Paes.
O subsecretário municipal de Meio Ambiente, Altamirando Fernandes, falou sobre as decisões que a prefeitura do Rio vem tomando em prol dessa causa desde o início de 2009.
– Foi feito, talvez, o maior investimento em reflorestamento na história do Rio, em especial no Maciço da Pedra Branca. Existe também uma política institucional na prefeitura sobre a importância das ciclovias. Temos tentado incentivar a população a fazer uso da bicicleta, como meio alternativo – disse o subsecretário.

Inauguração e reforma no Bosque da Barra

Em setembro, foi inaugurado o Núcleo de Educação Ambiental do Bosque da Barra. Concomitantemente, a prefeitura promoveu a revitalização da pista de corrida do local. Equipes da Coordenadoria Geral de Conservação executaram os serviços na área de nove mil metros quadrados, com utilização de 900 metros cúbicos de saibro.

Termina reforma da ciclovia no Canal de Marapendi

A reforma nos 7.200 metros de extensão da ciclovia do Canal de Marapendi, na Barra, foi concluída em setembro. Durante a obra, também foram substituídos 1.500 metros de fiação subterrânea da iluminação nessa região. Agora, os frequentadores do local podem ir até o Shopping Downtown, graças à inauguração de um novo trecho, de aproximadamente 300 metros.

Sistema de drenagem no Recanto das Garças começa a ser recuperado

Localizado próximo à Avenida das Américas, no Recreio, o sistema de drenagem do Recanto das Garças começou a ser recuperado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos. A obra inclui a reconstrução de 130 metros de galerias de águas pluviais e 200 metros de canaletas, além da instalação de cinco poços de visita.

Acidentes com o BRT são abordados em reunião do 31º CCS

A reunião de setembro do 31º CCS (Conselho Comunitário de Segurança) aconteceu em Vargem Pequena. Foram abordados temas como a necessidade de implantação de uma cabine da PM no Parque das Rosas, as pichações na Avenida das Américas, ações para acabar com os acidentes envolvendo o BRT e a falta de estacionamento para os advogados que vão ao Fórum da Barra. Alvir Junior, representante da prefeitura, disse que a proposta de instalar um sinal de trânsito na Avenida Salvador Allende, próximo à entrada do 31º BPM, está sendo estudada. As reivindicações dos moradores da região podem também ser encaminhadas pela internet (e-mail: 31occs@gmail.com).