Ervas sagradas: a energia, sua utilização e seu fascinante papel em nossas vidas




Folhas e ervas são a base de praticamente tudo que nos cerca; é o sangue vegetal que, na forma de banhos, nos purifica e consagra, espantando os males físicos e espirituais. As ervas possuem vasto uso e nos rituais são muito utilizadas, em homenagens, invocando sua proteção para que os atos litúrgicos sejam bem encaminhados. Enfim, seu uso é primordial, pois nada acontece sem folhas. Um dos grandes mistérios na quase totalidade dos ramos da magia em todo o mundo é a utilização das plantas, raízes e sementes das ervas mais variadas. São usadas tanto em forma de defumações para os deuses, quanto para banhos purificadores, protetores e de cura.

Absinto - Muito mágico e sagrado para divindades lunares. Queimado em incensos, para ajudar a evocação, a adivinhação e a profecia. Especialmente bom, quando combinado com artemísia. Fortalece incensos para exorcismo e proteção; Abeto-Prateado - Árvore sagrada. As agulhas são queimadas durante o parto. para abençoar e proteger a mãe e o bebê; Açafrão - Usado em rituais de prosperidade e cura; Alecrim - Usado em encantamentos de proteção, para ajudar nos estudos. Lavar as mãos com uma infusão de alecrim substitui um banho de purificação. Beba um chá de alecrim, antes de fazer um exame ou uma entrevista, para ter a mente alerta. O chá de alecrim é ótimo para trazer o ânimo de volta. Está ligado a fidelidade, amor, lembranças felizes. O cheiro de alecrim mantém a pessoa alegre, é um símbolo de amizade; Alho - Erva extremamente protetora. Pode ser pendurado em casa, para proteger. 

Também utilizado para fazer exorcismos; Angélica - A raiz dessa erva, guardada em um saquinho de tecido azul, funciona como um poderoso talismã protetor. A raiz também pode ser colocada em um saquinho de tecido branco ou azul, pendurado na janela para proteger a casa e as pessoas que moram nela de todo o mal; Anis - Usado para proteção. Um travesseiro feito com anis proporciona um sono tranquilo e sem pesadelos. É considerado um ótimo protetor contra olho gordo; Arruda – Os celtas consideravam-na uma erva antimágica, ou seja, uma defesa contra os encantamentos e a magia negra. Pode ser usada para salpicar de água sagrada em consagrações, bênçãos e curas. Queimada em exorcismos ou incensos de purificação, expulsa a negatividade e estabelece a ordem das coisas; Artemísia - Seus poderes são mais fortes quando apanhada na Lua cheia. Apanhe-a no solstício de verão para dar sorte. Esfregue a erva fresca em bolas de cristal e espelhos mágicos, para aumentar a sua força; Aspérula - Use uma vergôntea de aspérula, quando quiser mudar o curso da sua vida e alcançar a vitória. Acrescente-a ao vinho, como símbolo do afastamento de barreiras; Aveleira - Árvore sagrada. 

As varas da sua madeira simbolizam magia branca e cura. Se estiver ao ar livre e precisar rapidamente de proteção mágica, desenhe, à sua volta, um círculo com um ramo de aveleira. Para atrair a ajuda das fadas das plantas, enfie nozes numa corda na sua casa ou sala ritual; Bálsamo de Gilead - Usado em feitiços de amor e proteção; Bardana - Também conhecido por Cardo. Mergulhe uma mão cheia de erva num balde com água, para lavar o chão: isso afasta a negatividade, purifica e protege; Basílico - Fogo usado em rituais de riqueza e prosperidade. Pode ser carregado no bolso, para atrair dinheiro. Tempos atrás, acreditava-se que a mulher acabaria com a infidelidade do marido salpicando basílico no corpo dele; Baunilha - Usada em encantamentos de amor; o óleo de baunilha tem função afrodisíaca; Beladona: Venenosa, porém, excelente para ser utilizada em feitiços e preparo de pós contra os inimigos. O pó pode ser feito com beladona, açafrão e cânfora; Benjoim - Usado como incenso, para purificação; Betônia – Erva druídica sagrada. Era uma erva muito mágica para os druidas; tem o poder de expelir os espíritos malignos, os pesadelos e o desespero. Era queimada para purificação e proteção. Salpicar próximo de todas as janelas e portas, para formar uma barreira protetora.

 Se for incomodado por pesadelos, encha com ela uma pequena almofada de tecido e coloque-a debaixo da sua cama; Calêndula – A água da calêndula é feita das flores. Se a passar pelas pálpebras, ajuda-o a ver as fadas. As flores metidas nas almofadas produzem sonhos clarividentes; Camomila – Usada em encantamentos e em rituais de prosperidade. Um chá feito com duas colheres de camomila, mergulhada em água fervente durante cinco minutos, é um suave indutor de sono. Também pode ser queimada ou acrescentada às bagas da prosperidade, para incrementar o dinheiro. 

Outra indicação: o chá acalma e tranquiliza, pode ser muito útil quando você precisar fazer um ritual e estiver sentindo raiva ou agonia. Lavar o rosto e as mãos com camomila atrai amor; Canela - Usada como incenso para cura, clarividência, vibrações espirituais. Conhecida como um poderoso afrodisíaco. Usada em feitiços de prosperidade e de amor. O banho de canela em pau desperta a vitalidade; Cardo-Santo – Erva druídica sagrada, que se utiliza, principalmente, para proteção e força. Se for plantado no jardim, afasta os ladrões; Cebola - Usada para proteger e curar; Cedro - Para atrair a energia da Terra e manter-se firme, coloque as palmas das mãos contra as extremidades das folhas; Celidônia – Como prevenção contra o aprisionamento ilegítimo, use um saco de flanela vermelha repleto desta erva, junto à pele. 

Substitua a erva de três em três dias; Cipestre - A fumaça do cipreste pode ser usada para consagrar instrumentos mágicos; Coentro - Usado em feitiços de amor. Indicado como calmante. O chá de coentro deve ser feito com toda a planta, folhas, talos e raiz, depois de bem lavados. Como estimulante do estômago e fígado, verter uma xícara de água fervente em cinco gramas de frutos de coentro secos, filtrar, adoçar e tomar após as refeições; Cominho - Usado em encantamentos de amor, para atrair a pessoa amada; Cravo - Gera energia no ritual, quando usado como incenso; Crisântemo – Os viajantes usavam-no como proteção contra as doenças e os acidentes durante suas deslocações; Espinheiro - Pode ser queimado como incenso, quando você precisar de reflexão, energia e dinamismo em sua vida; Eucalipto - Pode ser utilizado para cura, colocando as folhas em volta de uma vela azul e, em seguida, queimá-la. 

Também pode ser pendurado em volta do pescoço, para curar resfriados e dores de garganta; Freixo – As folhas deixadas embaixo do travesseiro induzem a sonhos psíquicos. A folha pode ser trazida no bolso, para atrair boa fortuna; Gardênia - Use as flores, para atrair amor; Gengibre - São feitos rituais ao ar livre com ele, para purificar e proteger. Queimar as flores e os rebentos acalma os ventos.

Um corpo saudável é, sem dúvida, um ótimo instrumento para a canalização das energias que desenvolvemos e captamos quase que diariamente. Muitas doenças são provocadas por desequilíbrios energéticos e podem ser curadas através da utilização de algumas ervas, seja, em formas de banhos, defumações, rituais ou incensos.
A seguir, a continuação da lista de ervas e frutos sagrados:

Girassol – Do elemento fogo, traz bênçãos do Sol em qualquer jardim em que é plantado; Hera – Usada para a proteção, para o amor e para a saúde. Esta erva não é eficaz para o sexo masculino; Hortelã – Usada para a cura espiritual; Jasmim – Melhora o humor, os relacionamentos amorosos e acalma; Laranja – Utilizada para o amor e para o dinheiro; Lavanda – Cura e energia positiva; Losna – Usada para os banhos de descarrego e limpeza; Louro – Negócios, adivinhação, proteção, força e saúde; Maçã – Amor, atrair encantos, cura e imortalidade; Manjericão – Amor, purificação espiritual e proteção; Maracujá – Paz, amizade; Mil-folhas – Exorcismo, amor; Mirra – Boa sorte, espiritualidade, meditação, cura e proteção; Noz-moscada – Adivinhação e fertilidade; Oliveira – Paz, fertilidade e proteção; Patchuli – Clarividência; Pinho – Atrair encantos e fertilidade; Romã – Fertilidade; Rosa – Amor, espiritualidade, adivinhação e fertilidade; Sálvia – Cura, feitiços, longevidade, sabedoria, realização de desejos; Sândalo – Amor, adivinhação e purificação; Trigo – Fartura, dinheiro e fertilidade; Urtiga – Exorcismo, proteção e saúde; Uva – Fertilidade, dinheiro e fartura; Verbena – Meditação e amor; Violeta – Afrodisíaco, meditação e espiritualidade.

Para cada signo existe uma erva mais apropriada: Áries: almiscar, sândalo, ópium; Touro: pinho, eucalipto, cravo, canela; Gêmeos: rosa, alecrim, jasmim; Câncer: maçã, alfazema, violeta; Leão: patchouli, almíscar, sândalo, ópium; Virgem: rosa, alfazema, benjoim; Libra: maçã, rosa, cedro; Escorpião: almíscar, ópium, eucalipto; Sagitário: cravo, canela, rosa; Capricórnio: lótus, alecrim; Aquário: violeta, rosas, orquídeas e flores do campo; Peixes: violeta, alecrim, alfazema.

Muita proteção e axés aromáticos para todos...