Os Avanços da Hidroginástica
Este mês, convidei o coordenador de hidroginástica da Academia Djan Madruga para falar sobre os exercícios físicos feitos na água. Há registros que atividades físicas dentro dâ??água vêm sendo realizadas desde a era greco-romana. O nome hidroginástica surgiu na Alemanha, em 1968, para atender um grupo de pessoas com idade mais avançada, que precisava praticar uma atividade física segura, sem causar riscos ou lesões articulares e que lhes proporcionasse bem-estar físico e mental. Essas pessoas obtiveram ótimos resultados. Foi desta forma que a hidroginástica foi difundida, chegou aos EUA em 1972, e ganhou muitos adeptos, incluindo atletas de várias modalidades esportivas.
No Brasil, a hidroginástica surgiu há aproximadamente 21 anos, e cresceu de uma tal forma que hoje é bastante divulgada e praticada em clubes, escolas de natação e academias, fazendo parte inclusive da grade curricular de estudantes universitários de Educação Física, tornando-se indispensável aos programas de treinamento e recuperação de atletas de alto nível.
Para praticar hidroginástica, o indivíduo não precisa aprender a nadar. Em contrapartida, todos os alunos de hidroginástica desenvolvem maior harmonia no meio líquido e aprimoram seus movimentos de forma segura e eficiente. Hoje, a hidroginástica é praticada em todo o planeta, por indivíduos de todas as idades e de ambos os sexos. Tem efeitos estéticos, terapêuticos e emocionais.
Veja alguns benefícios da atividade: melhora a capacidade funcional dos músculos; aumenta a amplitude articular; contribui para perda de peso; alivia dores da coluna vertebral; melhora a estética; diminui a tensão e o estresse; melhora o condicionamento físico global; garante condicionamento físico; recupera lesões; ajuda no controle da pressão arterial; melhora a composição corporal; aumenta a circulação sanguínea; melhora a capacidade vital, proporcionando maior transporte de oxigênio, intensificando as funções cerebrais; aumenta a coordenação motora; aumenta a auto-estima das pessoas, fazendo-as mais ativas, confiantes e capazes de vencer dificuldades, estimulando sua autoconfiança; integra e socializa; diminui ansiedades; faz com que o praticante conheça melhor seu corpo e suas limitações; melhora qualidade de vida.
Concluímos que a hidroginástica é uma atividade muito prazerosa e proporciona inúmeros benefícios à saúde do praticante, em função da amplitude de movimentos obtidos no meio líquido, sob a orientação de profissionais qualificados. Então, o que você está esperando para procurar uma escola próxima para usufruir destes benefícios?
Fábio Hervê Vargens Ferraz
CREF: 3881
Coordenador de hidroginástica da Academia Djan Madruga.