Palavra da Cúpula


Ao vermos o tipo de obra que está sendo feita na Av. das Américas, no Recreio, com a eliminação de diversos retornos, acreditamos que a finalidade maior da prefeitura é torná-la uma via quase expressa, priorizando a velocidade dos veículos. Ao mesmo tempo, paradoxalmente, é incrível o número dos denominados pardais, controladores do tráfego, ao longo de todo o trajeto. Então, nos perguntamos: qual é o motivo da eliminação dos retornos, que, anteriormente à obra, facilitavam a ida e vinda dos moradores?

Agora, para utilizar-se do variado comércio situado nas pistas laterais, dada a distância entre os pontos de acesso da pista central, o motorista deverá ficar bastante atento e entrar bem antes do ponto que deseja atingir, sob pena de ultrapassá-lo e, só depois de dois ou mais quilômetros, encontrar um local onde possa acessar a via. Então, terá duas opções: retornar pela Av. das Américas, percorrendo muitos quilômetros, ou procurar uma via interior que possibilite a volta a um local próximo ao seu destino inicial.

Entretanto, devido à eliminação de milhares de vagas para estacionar, antes disponíveis na Américas, as vias internas paralelas à avenida já começam a servir de estacionamento para veículos, dificultando uma circulação mais livre, o que está começando a ocasionar um trânsito caótico, além de prejudicar moradores dessas ruas, que perdem suas vagas em frente às suas casas.

Por isso, já existe um descontentamento com a obra por parte de grande número de habitantes do Recreio. Muitos criticam o açodamento com que foi realizada, interditando vários locais ao mesmo tempo e tumultuando a vida das pessoas.

Por outro lado, o viaduto Orlando Raso, construido no cruzamento da Av. das Américas com a Rua Abelardo Bueno, por ter sido uma obra incompleta, que priorizou somente em um sentido o fluxo de veículos, vem ocasionando engarrafamentos diários na Abelardo Bueno. Inexplicavelmente, há um semáforo para quem vai da Abelardo Bueno para o Riocentro. Então, perguntam os moradores: Para quê foi construído o viaduto?
A obra, ao invés de melhorar, piorou a circulação de veículos para quem quer sair do Recreio. Acredita-se que, no verão, a fila de carros vai se estender até a orla marítima. Já está chegando cada vez mais perto.

Urge uma providência das autoridades responsáveis. Como está não pode ficar.