O VERÃO ESTÁ AÍ

Acho que ninguém mais em nossa cidade duvida que o calor veio para ficar no Rio até março. São temperaturas batendo na casa dos 40, 42 graus. A estação mais quente do ano chegou e com ela o seu jardim vai ganhar mais força e mais verde, principalmente o seu gramado. O porquê disso tudo é que, nesta época do ano, há mais luz e mais água para as plantas, como em nenhuma outra estação do ano. 

Se você não sabe, caro leitor, planta é 95% água. Os outros 5% são os sólidos (nutrientes essenciais). Como no verão as chuvas ocorrem com mais intensidade, o crescimento vegetativo se dá de forma acelerada, claro em razão também da maior intensidade do brilho solar. Sim, estamos falando da fotossíntese, processo vital para a vida na Terra, que consiste na transformação de energia luminosa em energia química e que utiliza, além da luz solar, água e gás carbônico, o famigerado gás causador do efeito estufa.

Agora você vai perceber o motivo de a sua grama crescer de forma mais acentuada nesta estação do ano que nas outras. Mas todo o cuidado é pouco com as plantas ornamentais nesta época do ano. Chuva demais e o calor excessivo podem debilitar ou mesmo estressar as espécies; portanto, fique atento às dicas de verão, para manter seu jardim saudável e vivo.
Em primeiro lugar, está aqui uma ótima época para se podar suas espécies. Sim, com maior disponibilidade de água e luz, as plantas têm mais chance de se recuperar dos cortes. A poda é uma adaptação humana, muitos vegetais não precisam desta prática. Entretanto, algumas frutíferas respondem muito bem quando submetidas a esse manejo. Vale ressaltar que é preciso conhecer a fisiologia da espécie, ou seja, sua época de floração e frutificação, para aplicação desse manejo, pois muitas  requerem poda em épocas diferentes da que estamos agora.

A segunda dica é a de troca do substrato das suas espécies. Como foi dito neste momento, a maior quantidade de alimento para os vegetais facilita esse manejo.
A terceira dica está na quantidade de água na rega. Faça isso sempre nas horas mais frescas do dia, evite molhar as plantas no meio do dia.

Outra dica é ficar atento para as pragas e doenças que, assim como luz e água, estão em maior profusão também nesta estação. O calor e a umidade excessiva provocam o aparecimento de muitas doenças e insetos indesejáveis. Olho aberto com suas plantas.

No mais, mantenha-se informado com nossas dicas durante todo esse novo ano que se anuncia. Feliz 2013 para todos nós.