O ano de 2013 foi escolhido pela ONU como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. Dia 26 de março, o Instituto Lagoa Viva promoveu o 12º Seminário "Água, Mobilização e Comunidade", celebrando o Dia Mundial da Água. O evento foi realizado no excelente auditório do Instituto de Radioproteção e Dosimetra (IRD), uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e ensino na área das radiações ionizantes, situada na Av. Salvador Allende e ligada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Reuniu cerca de 120 pessoas, entre funcionários, empresários, professores, estudantes, lideranças locais e interessados para um amplo debate, troca de conhecimentos, reflexões e motivações para práticas voltadas para esse bem tão vital que é a manutenção dos seres vivos e o bem-estar do nosso território. Também contou com a Associação Solidários Amigos de Betânia, com a exposição e venda de produtos artesanais do Projeto “Fibra para a inclusão”, e com a participação de Robert Barboza, diretor da Acija, como mestre de cerimônia.
Dejanira da Costa Lauria, diretora do IRD, fez uma palestra sobre a entidade: sua estrutura, estatísticas, projetos, laboratórios, cursos oferecidos, corpo de funcionários e colaboradores, além de alguns estudos realizados em água.
O IRD atua em colaboração com universidades, agências governamentais e indústrias, para garantir o uso seguro das radiações ionizantes e da tecnologia nuclear. Cerca de 260 profissionais trabalham para que pesquisas, desenvolvimento tecnológico e inovação beneficiem indústrias, instalações médicas, centros de pesquisa e outros segmentos, contribuindo, principalmente, para garantir a segurança da população, dos trabalhadores do setor e do meio ambiente. Em seguida, Donato Velloso, presidente do Lagoa Viva, fez um breve pronunciamento, dando as boas-vindas, destacando a importância do momento e agradecendo a participação das principais lideranças e da sociedade civil da região da Barra da Tijuca/Jacarepaguá.
A palestra de abertura, “Conjuntura dos Recursos Hídricos no
Brasil”, foi ministrada por Alexandre Lima de F. Teixeira, gerente de
Conjuntura dos Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas.
Em seguida, tivemos o painel “Intervenções para Melhoria das Condições Ambientais da Bacia Hidrográfica da Barra da Tijuca/Jacarepaguá”, do qual participaram: dra. Luiza Cristina Krau de Oliveira, presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos; Pedro Lepori, coordenador do Programa de Saneamento da Barra/Jacarepaguá da Cedae; o engenheiro Antonio da Hora, subsecretário do Ambiente-SEA-RJ; Alexandre De Bonis, coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio; Henrique Cortez, editor do Portal Ecodebate; a dra. Christianne Bernardo, presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Barra da Tijuca; e David Zee, diretor do Subcomitê de Jacarepaguá e vice-presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca.
Por fim, o presidente do Lagoa Viva, Donato Velloso,
convidou a todos para a SEMANA DO AMBIENTE, em junho.
Donato Velloso