PELE E CABELOS NA GRAVIDEZ

Você quer se manter bela e com saúde na gravidez? Então, não pode se descuidar da pele e dos cabelos, pois vários fatores aliados à produção de hormônios afetam bastante essas partes do corpo. A gravidez causa uma maior quantidade de progesterona no organismo, o que pode ocasionar aumento das pintas, manchas escuras (melasma), manchas vermelhas (telangectasias) e acne. Além disso, você poderá notar também um aumento do suor.

Neste período, um dos cuidados mais básicos consiste em lavar a face com sabonete neutro e utilizar um filtro solar potente. Preste muita atenção em tudo o que você for passar na sua pele e consulte sempre antes o seu médico ou dermatologista, pois a absorção de determinados produtos pode prejudicar a saúde do bebê.
Cabelos – Os cabelos são um caso à parte, pois geralmente são muito beneficiados na gravidez. Nesse período, a progesterona diminui a queda do cabelo e ele costuma ficar mais bonito e volumoso.
Mas isso não significa que você pode relaxar o cuidado, pois cerca de três meses após o parto costuma ocorrer uma queda intensa, que só vai voltar a se normalizar em quase todas as mulheres após um ano.
O uso de tinturas do cabelo na gravidez também não é aconselhável. Ainda está em discussão no meio científico a relação entre uma provável associação entre abortos espontâneos e certas substâncias contidas em tinturas e alisantes de cabelo. Portanto, é melhor evitar o uso, principalmente nos três primeiros meses de gravidez. Após este período, mediante prévia consulta ao médico, podem ser usados os tonalizantes e a hena, que são eliminados após poucas lavagens.
Também aconselho um bom corte; assim, diminui a sensação de perda na queda, os fios são fortalecidos, e fica mais fácil cuidar tanto do bebê como do cabelo!
Boa sorte!
 

Paulinho Barros