Bairro




Museu Casa do Pontal lança programa
Com o objetivo de inserir o Recreio nos roteiros turísticos, o Museu Casa do Pontal lançou o programa ‘Leme ao Pontal – O Brasil além de cartão postal’. O pacote inclui transporte com embarque na Zona Sul, Barra ou Recreio, guia turístico, visita guiada musicada de uma hora e meia ao museu, paradas para tirar fotos na Prainha e em Grumari e retorno a todos os pontos de partida. O passeio tem a duração de seis horas. O acervo do Museu Casa do Pontal reúne cerca de oito mil peças de formas, materiais e estilos diferentes, criados por mais de 200 artistas, de 24 estados do país. São obras que contam histórias e costumes do povo brasileiro, por meio da arte popular produzida a partir da década de 40.



Polícia investiga cemitério clandestino em Grumari  

Policiais da 42ª DP (Recreio) investigam a existência de um cemitério clandestino na Praia de Grumari, na Zona Oeste do Rio. As investigações tiveram início com base em denúncia anônima detalhada, enviada à ONG Rio de Paz, que luta pela redução de homicídios no país. Policiais foram ao local, onde constataram evidências de que uma mata na praia é usada como cemitério clandestino e local de torturas e execuções. A Polícia deve pedir ao Instituto de Criminalista Carlos Éboli para enviar peritos ao local, em busca de mais indícios.



ABM protesta contra a falta de policiamento 

Os moradores do entorno da Ponte Lucio Costa fizeram um ato contra o esquema de segurança na região. Há aproximadamente um ano, eles começaram a perceber que a cabine da Polícia Militar, instalada ali há 11 anos, vinha sendo pouco utilizada. De acordo com o presidente da Associação Bosque Marapendi (ABM), Ricardo Magalhães, assim que começou a notar a diminuição da presença da PM no local, ele entrou em contato com o 31º Batalhão, responsável pela área, e foi informado de que o efetivo não era suficiente para cobrir a demanda.


Revitalização da pista de skate da Praça do Ó 

Durante os próximos meses, os skatistas que frequentam a pista da Praça do Ó, no Jardim Oceânico, não poderão utilizar o local. Mas é por um bom motivo: o espaço começou a ser revitalizado pela Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, em parceria com a Adidas. A área para a prática do esporte, que atualmente tem 867 metros quadrados, será ampliada para 1.078 metros quadrados, após a revitalização. Além da recuperação e da expansão, o piso da pista, feito de granilite, ganhará aplicação de resina acrílica. Nas demais áreas, o piso inferior, de concreto, receberá polimento. Serão demolidos os obstáculos improvisados pelos frequentadores, que darão lugar a novos equipamentos de concreto. A arquibancada, espaço para espectadores, também será recuperada.

Sheraton recebe o Barra Sustentável

O Sheraton foi palco de mais uma edição do Barra Sustentável. Algumas atrações deste ano foram a palestra ‘Urbanismo e Planejamento de Cidades Sustentáveis’, com Lourdes Zunino e Gisela Santana, diretoras do Instituto Verde, e o projeto hors-concoursProteção Ambiental Lagunar’, por  Marcos Sant’Ana, presidente do Instituto Terrazul.

BiblioSesc completa cinco anos

Encurtar a distância entre livros e pessoas é o nobre objetivo do projeto BiblioSesc, que está completando cinco anos de andanças nas comunidades da Barra da Tijuca, Recreio e também de Jacarepaguá. O veículo empresta livros de graça, para estimular a leitura. Seu acervo é constituído de quase três mil títulos, incluindo revistas com temas atemporais e quadrinhos. Para realizar o empréstimo de uma obra, é preciso fazer um cadastro gratuito, com identidade, CPF, comprovante de residência e dois números de telefone.

Tremor assusta em centro comercial na Barra

Os funcionários que trabalham no bloco 6 do Complexo Empresarial Mário Henrique Simonsen, na Barra, levaram um susto na manhã do último dia 31, quando sentiram vibrar o prédio de sete andares, onde trabalham cerca de mil pessoas. O fato é devido a uma obra da Cedae, que acontece em terreno  nos fundos do centro comercial, próximo ao bloco que registrou as vibrações. Representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vistoriaram a obra e pediram as licenças da intervenção, mas só encontraram operários no local, que apresentaram apenas uma licença de instalação, o que, de acordo com o fiscal Valdir Almada, que liderou a inspeção, não é suficiente para uma obra desse porte.

Confira o esquema de trânsito durante o Rock in Rio

Para quem for ao Rock in Rio, que começa no dia 13, o acesso será feito pela linha especial de ônibus Alvorada – Cidade do Rock, que circulará das 10h até as 4h do dia seguinte, com tarifa de R$ 2,75. Essa linha passará pelos pontos em frente ao BarraShopping, ao CasaShopping e ao Shopping Via Parque, desembarcando no Terminal Rock in Rio (em frente ao Autódromo). De lá, o público deve caminhar até o local do evento. Na volta, os ônibus farão o percurso Autódromo/Terminal Alvorada.
As linhas regulares provenientes de todas as regiões da cidade e que têm como destino o Terminal Alvorada serão reforçadas, e os coletivos serão identificados com adesivo especial Rock in Rio, no para-brisa dianteiro. No terminal, será feita a conexão com a linha especial que leva à Cidade do Rock.
Além disso, as linhas regulares, que passam próximas ao Riocentro/Parque dos Atletas, também serão reforçadas e são alternativas de chegada ao evento. Elas terão os itinerários ajustados e funcionarão apenas até meia-noite, não estando disponíveis para a volta.
Outra opção para quem for ao Rock in Rio são os ônibus executivos, que partirão de 15 pontos da cidade até o Riocentro. Mais informações sobre este serviço podem ser vistas no site oficial do Rock in Rio (http://rockinrio.com/rio/)

Principais interdições
Das 11h do dia 13/09 (sexta-feira) às 5h do dia 16/09 (segunda-feira); das 11h do dia 19/09 (quinta-feira) às 5h do dia 20/09 (sexta-feira) e das 11h do dia 20/09 (sexta-feira) às 5h do dia 23/09 (segunda-feira) serão interditadas as seguintes vias:
• Avenida Salvador Allende, entre a Avenida das Américas e a Estrada dos Bandeirantes;
• Av. Embaixador Abelardo Bueno, da Avenida Canal Arroio Pavuna até a Av. Salvador Allende;
• Avenida Olof Palme, da Estrada dos Bandeirantes até a Avenida Salvador Allende;
• Rua Abrahão Jabour, entre a Avenida Olof Palme e a Avenida Salvador Allende;
• Rua Pedro Calmon entre a Rua Abrahão Jabour e a Avenida Salvador Allende;
• Via Inominada entre a Estrada dos Bandeirantes e Rua Abrahão Jabour.