A vida em um pendrive



Com o avanço tecnológico, os pendrives invadiram os escritórios e a vida das pessoas. Quem não tem um desses apetrechos é quase um ET. Mas para que serve um pendrive? Para os mais desatualizados, que também têm vez neste espaço, digo que é uma ferramenta essencial para quem tem computador em casa, no trabalho, no curso etc. Com ele, nós podemos carregar conosco os arquivos ou programas mais usados e que fariam uma falta enorme, se não estivessem ao nosso alcance. Ficou curioso? Vou dar outro exemplo. Um dia, você precisa abrir determinado arquivo, como, por exemplo, um arquivo em PDF, mas a máquina que você está usando não tem um programa para visualizá-lo. 
Esse é um fato corriqueiro, certo? Antes, você pedia para abrir o arquivo no computador de algum conhecido. E se você tivesse a possibilidade de carregar o programa no seu bolso? É bem simples, basta você espetar um pendrive na entrada USB da máquina, executar o programa e visualizar seu arquivo. Muito simples, certo? Então, vamos aprender como se deve fazer.

No mercado. existem diversos modelos de pendrive, com tamanhos de 512 mega (MB) até 16 giga (GB). Eu recomendo a aquisição de um modelo intermediário, entre 2 e 4 giga, que garante um bom espaço para programas e arquivos. De preferência da marca Kingston, que é uma líder de mercado e tudo que faz é de excelente qualidade. Só para se ter idéia de como esses produtos estão acessíveis, os preços dos modelos de 8 giga estão por volta de R$ 50.

Instalação dos programas

Para começarmos a instalar programas e aproveitarmos a portabilidade do pendrive, devemos instalar um gerenciador de aplicativos, que é uma espécie de sistema operacional que gerencia todos os executáveis instalados no acessório. Esses programas instalam um pequeno menu iniciar, idêntico ao do Windows, que fica no lado direito da barra de ferramentas. Nele, você pode visualizar os programas que foram instalados no pendrive; eu, particularmente, uso o PortableApps, que é simples de usar, é gratuito e está em português. Ele pode ser baixado em http://portableapps.com/.

Exemplos de programas para instalar no pendrive

No site do PortableApps, você encontra diversos programas que podem facilitar o seu dia-a-dia: se você quiser um navegador mais bacana que o fraco Internet Explorer, pode baixar o Firefox; se precisa de um programa para gerenciar seus e-mails, pode usar o Thunderbird; se precisar de um calendário para agendar seus compromissos, usar o Sunbird; ler um PDF, usa o Sumatra; se desejar um programa para ouvir as suas músicas preferidas, existe o CoolPlayer+. Que tal uma suíte completa de escritório? Pronto, aí está o OpenOffice portátil. Se deseja se comunicar com seus contatos do MSN, Google Talk, Yahoo Messenger ou ICQ, você tem um programa para falar com todos eles ao mesmo tempo, o Pidgin. No site, você encontra diversos aplicativos, mais de 50, e todos são gratuitos. Existem gravadores de CD e DVD, jogos, vídeo e vários outros. Só tome cuidado para não abusar dos programas, estourar a capacidade do dispositivo e não sobrar espaço para seus arquivos.

Até a próxima.

Mais dicas no meu blog: http://vidadeinternauta.wordpress.com/

Dúvidas, críticas ou sugestões no email: carlos.ferreirajr@hotmail.com