Como organizar suas fotos


Olá, amigo, tudo bom? Com o avanço da fotografia digital doméstica, temos um novo problema: a organização do nosso acervo. Antes, juntávamos todo o nosso arquivo de fotos em papel em caixas de papelão, e estava tudo bem. Hoje, temos dezenas, centenas, milhares de arquivos fotográficos no nosso computador. Como organizar essa bagunça? Como catalogar isso tudo? Fique tranqüilo que a coluna Vida de Internauta vai lhe ajudar.

Organizando as imagens:

- Primeiro, você deve configurar sua câmera para tirar fotos com seqüência, como, por exemplo, â??DSC 0001â?;

- Depois, comece a descarregar suas fotos em uma pasta específica, com nome, data e local do registro;

- Faça uma limpeza nas imagens ruins, apague fotos com problemas de foco, luz, nitidez etc.


A partir deste momento, alguma ordem começou a aparecer. O próximo passo é escolher um programa para a segunda fase do processo. Eu recomendo o Picasa, que é um programa do Google, fácil de usar e, o que é mais importante, totalmente gratuito. Você pode baixá-lo neste link: http://picasa.google.com/download/index.html. Além de organizar as fotos, você pode realizar tratamentos leves no programa, criar slide-show e até vídeos para gravar em CD´s. Se a sua intenção é mostrar essas fotos para um amigo ou parente que está distante, você não precisa imprimir e enviar para ele; isso é coisa do passado. Com o programa, você pode criar álbuns na internet e enviar o link para seus amigos e parentes, e seu álbum só será público se você quiser.


O serviço online do Picasa é gratuito até 10 Mb, mas, se você desejar, por vinte dólares por ano poderá ter mais 10 GB de espaço. É uma forma segura de salvar as suas imagens, já que elas ficam na web. Outra forma de proteger seus arquivos é fazer backup (uma cópia segura) para um CD e não esquecer de escrever no disco o conteúdo dele. É bem simples, basta escrever com uma caneta especial para CD´s; elas são bem baratinhas.


Se você desejar imprimir suas fotos, a minha dica é que você copie (Ctrl+C) e cole (Ctrl+V) as imagens escolhidas em uma pasta específica, como por exemplo: Fotos para Impressão. A partir daí, você deve gravar essas imagens para levar a algum laboratório de revelações digitais. Para fazer isso, grave as fotos em um pen drive, ou em um CD. Que tal economizar e comprar um CD regravável? Toda vez que você precisar imprimir algo, é só limpar e gravar novamente o disco. É isso, e até o próximo mês.


Mais dicas no meu blog: http://vidadeinternauta.wordpress.com/

Dúvidas, críticas ou sugestões no email: carlos.ferreirajr@hotmail.com