Drenagem linfática, uma mãozinha para o seu corpo



Nove entre dez mulheres lançam mão de uma boa drenagem linfática, quando não estão satisfeitas com a silhueta. O processo consiste em uma massagem que leva as toxinas e líquidos retidos pelo organismo para as linfas, sendo posteriormente eliminados pela urina, promovendo uma verdadeira "faxina" no corpo. O resultado é uma sensação de leveza e organismo limpo. Isso ocorre graças ao seu poder de eliminar toxinas, diminuir a retenção hídrica e oxigenar as células, benefícios que garantem, de fato, pele e corpo mais bonitos e saudáveis. Além disso, é um excelente tratamento para pré e pós-operatório, tensão pré-menstrual e problemas de má circulação, já que é eficiente para que todo o sistema circulatório linfático funcione de maneira equilibrada.

No entanto, ao contrário do que a maioria pensa, os efeitos dessa massagem não auxiliam a perda de peso nem a queima de gordura localizada. O que acontece é que, com a eliminação dos líquidos excedentes por meio da urina, efeito quase instantâneo dessa massagem, temos a nítida sensação de desinchar, e essa perda hídrica muitas vezes aparece na balança, mas pela eliminação de água do corpo e não pela perda de peso em si. Alguns pontos como a coxa, por exemplo, podem ser beneficiados pelo aumento de oxigenação das células, o que acaba resultando em prevenção da flacidez e da CELULITE.
Entre as pessoas mais beneficiadas pela drenagem linfática estão aquelas que não resistem a comidas condimentadas e muito salgadas e também as que não bebem os dois litros de água diários, exaustivamente recomendados pelos profissionais de saúde. Como o próprio nome diz, essa massagem drena o excesso de toxinas por meio da eliminação de líquidos. 

O que não acontece naturalmente com quem come muito sal e não toma água. A retenção de líquidos causa um enorme desconforto e traz uma sensação de inchaço que pode ser percebida visivelmente em áreas como abdômen, quadril e coxas. O ideal para esse casos de retenção hídrica é poder contar com duas ou três sessões semanais da drenagem, ingerir muita água, aderir a uma atividade aeróbica (consultando sempre seu cardiologista antes) e ter bons hábitos alimentares.
Bem, boa sorte e boa drenagem para você!

Cândida Camelo, ex-coord. e profa. técnica de Estética do Senac Rio Copacabana. Sócia e esteticista-técnica responsável pela franquia MISS HOLLYWOOD RECREIO.