VERDE
VARGEM
As
obras da Estrada dos Bandeirantes estão atrasadas. Têm sido um tormento para os
moradores... E o que já está pronto ficou bastante aquém das expectativas.
Calçadas estreitas, ciclovia malfeita, cheia de postes no caminho. Aliás,
postes são o que não faltam. Instalação elétrica péssima. Outra coisa que não
existe mais são árvores... No ano do Rio+20, tiraram tudo que podiam. Cortam
árvores centenárias e, quando plantam, quando milagrosamente plantam algo, ou é
palmeira, ou é uma muda de 5cm... Uma lástima.
O
encontro da Benvindo de Novaes com a Bandeirantes é um caos. Vamos ver se a
prefeitura tem um projeto digno de ser chamado de solução. Por que a prefeitura
não mostra os projetos que serão executados? Por que não escuta sugestões? Como
ficará o encontro da Rio Morto com a Bandeirantes?
Agora
trocaram a empresa que está executando a obra na Bandeirantes. Saiu a Camter...
Av
das Américas irreconhecível. Retornos péssimos, aquelas cercas que impedem que
se possa atravessar em qualquer lugar (à noite, por exemplo, porque andar tanto
para atravessar a rua?). Um horror! Calçadas estreitas, sem árvores, sem
padrão. A questão dos estacionamentos... como chegar aos novos pontos de ônibus
rápido? Para que a pista com meio-fio para essas linhas? Se um deles quebra (o
que não é difícil imaginar), como será?
Se
não chover durante alguns dias, Vargem Grande fica sem água.
“As
obras da Linha 4 do metrô avançam a um ritmo de sete metros por dia, na direção
da Barra para São Conrado. Dos cinco quilômetros desse trecho, um já foi aberto
dentro da rocha, por baixo da Pedra da Gávea... Não existem planos de o metrô
passar da estação do Jardim Oceânico, na Barra. Não seria o local ideal para integração
ônibus/automóvel/metrô, porém daí para a frente pode não haver demanda de
passageiros que justifique a extensão da linha”. (Coluna de George Vidor,
no Globo de 13.02).
Penso
que já existe demanda de metrô até o final do Recreio. E a região está em
crescimento exponencial! A extensão do metrô até a Grota Funda anteciparia o
inevitável e evitaria uma sobrecarga excessiva do trânsito da Barra.
Já
está circulando, nos principais hotéis da cidade, a edição nº 5 do Riomap, mapa
turístico do Rio de Janeiro, cuja particularidade é destacar apenas as regiões
da Barra, Recreio e Vargens. Um mapa feito para quem visita a cidade e quer
conhecer a parte nova da metrópole, onde estão as mais belas praias, os
melhores restaurantes e programas culturais, as paisagens mais exuberantes e os
centros comerciais mais famosos do Rio.