Ecologia Humana



Entrevista concedida ao Kölner Stadt-Anzeiger (jornal da cidade alemã Colônia), publicada no dia 26 de setembro de 2012, com perguntas e respostas relativas ao alimento vivo. Na foto de receitas, uma "Caldeirada de Frutos do Mato" feita com brócolis, couve-flor, alho-poró, acelga e agrião. 

A entrevista foi concedida em idioma alemão e foi muito bem interpretada pela jornalista Lioba Lepping. Mantive todos os meus pontos de vista, enaltecendo o potencial dos alimentos vivos em preservar suas moléculas ativas disponíveis para nossa dieta diária, os riscos de uma alimentação baseada em amido, açúcar e gorduras hidrogenadas e as doenças originadas pelo padrão industrializado de alimentação. Destaquei que os alimentos vivos podem solucionar estas doenças em países ricos e pobres, e que no Brasil já 50% da população menos favorecida apresenta sobrepeso ou obesidade. Doenças como aterosclerose, diabetes tipo II, hipertensão, inflamatórias do sistema digestivo e reumáticas podem ser revertidas por uma alimentação que chegue a 80% de alimentos vivos.

Ao final, destaquei nossa atividade no Brasil e os novos rumos da saúde, quando vistas de um ponto de vista racional, onde a alimentação seja a mais prioritária das metas a serem atingidas.

Quando perguntado sobre o que comer em dias de inverno, mencionei e demonstrei a panela de pedra brasileira como estratégia para aquecer alimentos vivos a uma temperatura máxima de 42 graus centígrados, mantendo assim todas as características enzimáticas protetoras. Esta informação acabou por gerar o título da matéria. Alguns alimentos como nozes e sementes também apresentam calorias intrínsecas, que aumentam o calor da dieta.

Considero essa entrevista marcante, com destaque em país tão desenvolvido como a Alemanha e concedida por médico brasileiro com conhecimento de causa. Pode ser que o fluxo de informação esteja mudando e países antes denominados periféricos passem a oferecer valiosas chaves na definição do cenário mundial de saúde. Por outro lado, é grande o interesse dos participantes alemães, nesta turnê de palestras, em visitar o Brasil e nossos cursos de fisiologia médica aplicada à alimentação (cursos Bases I e II).

Mais informações pelo blog www.doutoralberto.com