Ervas da harmonia




A presença das plantas em uma casa tem o poder de filtrar as energias e potencializar boas vibrações. As ervas medicinais fazem isso e ainda atuam sobre os órgãos, ajudando a reforçar a vitalidade dos moradores. A maneira mais correta para se guiar em que ponto devemos atingir é através do Feng Shui. Para fazer um jardim de acordo com o Feng Shui, é preciso, primeiro, definir qual direção está precisando ser ativada e localizar os pontos cardeais. Com a mão direita voltada para o Sol nascente e a esquerda para o poente, a frente para o norte e as costas para o sul, é possível identificar as oito direções correspondentes às oito áreas de interesse da vida:

Norte, trabalho; Nordeste, espiritualidade; Leste, família e saúde; Sudeste, prosperidade; Sul, sucesso; Sudoeste, relacionamentos; Oeste, criatividade; e Noroeste, amigos.
E assim montamos nosso jardim e trazemos harmonia aos pontos precisos da vida.
Trabalho - Cavalinha, salsa, babosa e capuchinha fortalecem a área que diz respeito ao bom fluxo da rotina e da carreira. A direção norte é associada ao elemento água e aos órgãos que controlam os líquidos no organismo, isto é, rins e bexiga. Em desequilíbrio, podem afetar as emoções, causando medo e indecisão.

Família e saúde - Dente-de-leão, boldo, carqueja e artemísia entram na área da família, que trata da união familiar e da saúde dos moradores. A direção é leste, e o elemento, madeira, relacionado ao fígado, que tem forte influência nos estados emocionais. Quando em desequilíbrio, provoca mau humor, irritação e raiva constantes.
Espiritualidade - Erva-doce, camomila, melissa e coentro devem ser cultivados nessa área, que favorece o autoconhecimento e as descobertas espirituais. Associada à direção nordeste, é regida pelo elemento terra, que atua sobre estômago, baço e pâncreas, que, em desequilíbrio, podem causar preocupação excessiva e ideias fixas.
Prosperidade - Para ativar a abundância material e espiritual, cultive várias espécies de manjericão na direção sudeste. Essa planta simboliza a fartura, pois cresce rápida e ereta. O elemento madeira rege essa área e o fígado, do qual dependem nossa disposição e nosso bom humor.

Sucesso - Sálvia, passiflora, hamamélis e malva são as ervas relacionadas a essa área e à direção sul. Essas plantas equilibram excesso de pensamentos e depressão, comportamentos relacionados ao elemento fogo. A área do sucesso, que diz respeito a todas as nossas realizações, está ligada ao coração e ao intestino delgado, e essas ervas ajudam a manter a circulação e a digestão bem equilibradas.

Relacionamentos - Capim-limão, louro, erva-doce e alfazema são as ervas mais adequadas à direção sudoeste e à área que trata das relações afetivas. Os órgãos correspondentes são estômago e pâncreas, associados ao elemento terra e ao excesso de preocupações. Evite deixar nessa direção plantas com espinhos, pontas ou com acúmulo de folhas secas.
Criatividade - Alecrim, manjericão-cravo, guaco, hortelã e menta correspondem à direção oeste. O elemento metal, que está ligado a essa área da fertilidade física e mental, é associado ao pulmão e ao intestino grosso. As ervas indicadas atuam contra tristeza, gripes e problemas respiratórios, além de aliviar cólicas e má digestão. Estas ervas abrem os caminhos para as mudanças.

Amigos - Orégano, manjerona e tomilho, ervas da direção noroeste, ativam o bom relacionamento com amigos, auxiliares e, também, viagens. Regida pelo elemento metal, essa área atua nos problemas do pulmão e alivia a mágoa e a depressão. O tomilho é indicado para gripes, tosses e resfriados, e o orégano para má digestão e falta de apetite.
Monte o seu jardim, harmonize sua vida e cultive a sua felicidade...