Características dos signos na visão esotérica
Áries - Primeiro signo astrológico do zodíaco, situado entre Peixes e Touro e associado à constelação de Áries. Seu símbolo é um carneiro. Forma, com Leão e Sagitário, a triplicidade dos signos do Fogo. Palavras-chave que definem o Ariano: "Sou aquilo que faço". Iniciativa, coragem, dinamismo, energia, audácia e obstinação. Sendo do elemento Fogo, se expressa por atividades, energia e busca de conhecimento e identidade. A ação é o fator base do Fogo. Ele é o que ajuda a criação, dá vida e aquece, quando moderado, e tem o poder que queima, destrói, seca e ofusca, quando excessivo. Primeiro signo do Zodíaco, Áries simboliza o começo de tudo. É o signo dos inícios, que projeta no tempo presente, com sua enorme pulsação de vida, a ideia ou o desejo. Áries simboliza o momento do nascimento e a luta pela vida. É lutando que se conquista algo, e Áries gosta de uma boa briga, em que possa concentrar toda a sua fé e sua mente. É por isso que este é um signo que poucas vezes se curva às vontades alheias, às considerações de adequação â?? isso pode se manifestar na firmeza de convicções e na independência de comportamento. A mentira o desconcerta, e a hipocrisia o confunde. Quando o Sol está num signo do elemento Fogo, a expressão da identidade é naturalmente viva, enérgica e calorosa. O processo de autoconhecimento passa pela ação direta e imediata. Esta pode ser pensada e assertiva ou, pelo contrário, impulsiva e agressiva. Pessoas deste signo possuem muita energia mental. É uma pessoa decidida, impulsiva, empreendedora, pioneira, confiante, entusiasta, avessa ao abuso e às imposições. Adora a justiça e a liberdade. Inclina-se à ciência. A capacidade de recuperação perante as dificuldades e doenças é enorme.
Touro - Segundo signo astrológico do zodíaco, situado entre Áries e Gêmeos e associado à constelação de Taurus. Seu símbolo é um boi. Forma, com Virgem e Capricórnio, a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Leão, Escorpião e Aquário. Palavras-chave que definem o Taurino: "Sou aquilo que tenho". Escrupuloso, determinado, paciente, amoroso, materialista, teimoso, argumentador. Sendo do elemento Terra, elemento da concretização, da tomada de forma, da densidade e peso que dá uma estrutura concreta a todas as coisas, confere solidez e substância, quando moderado. Mas é também o elemento que prende, enrijece e limita, quando excessivo. O Taurino tem, perseverança e amabilidade, atração pelo prazer, é firme e determinado, persistente e confiante. Tem a qualidade de esperar seus planos amadurecerem. Gentis e amáveis, quando não provocados. Furiosos e imprevisíveis, quando ofendidos. Gostam das boas roupas e adoram a boa mesa. Facilidade para acumular bens materiais.
Gêmeos - Terceiro signo astrológico do zodíaco, situado entre Touro e Câncer e associado à constelação de Gemini. Tem como símbolo os irmãos gêmeos. Forma, com Libra e Aquário, a triplicidade dos signos do Ar. É também um dos quatro signos mutáveis, juntamente com Virgem, Sagitário e Peixes. Palavras-chave que definem o Geminiano: "Sou o que digo e penso". Intelectual, versátil, inteligente, indeciso, cambiante, superficial. Sendo do elemento Ar, o elemento da comunicação e da ligação, é ele que conceitualiza, relaciona, idealiza e explica o Universo. Utilizado corretamente, ele dá a capacidade da palavra, o poder criador do pensamento. Utilizado em excesso, origina dispersão, nervosismo mental e uma comunicação errada, vaga e descontrolada. Neste signo, o autoconhecimento é atingido através da visão conceitual do mundo, da comunicação e dos relacionamentos. Com facilidade para se expressar, sensibilidade, graça, amabilidade e intuição, os nativos deste signo adoram as mudanças e a variedade. Ocupam-se, portanto, de várias coisas ao mesmo tempo.
Câncer - Quarto signo astrológico do zodíaco, situado entre Gêmeos e Leão e associado à constelação de Câncer. Seu símbolo é um caranguejo. Forma, com Escorpião e Peixes, a triplicidade dos signos da Água. É também um dos quatro signos cardinais, juntamente com Áries, Libra e Capricórnio. Palavras-chave que definem o canceriano: "Sou o que sinto e protejo". Simpático, sensível, artístico, tímido, impaciente, indolente. Do Elemento Água, elemento da emotividade e sentimento. Amolece a rigidez da Terra, controla e regula o poder do Fogo e dá sentimento à comunicação do Ar. Utilizado de forma controlada, dá sensibilidade, intuição, empatia. Em excesso, origina sentimentalismo exagerado, pieguice, histeria emocional, descontrole e confusão. Quando o Sol está num signo do elemento água, a expressão da identidade é naturalmente reservada, sentimental e empática. Os nativos deste signo são discretos e tenazes. Versatilidade, sensibilidade e imaginação fértil. Gostam do lar e dos seus confortos, sendo fortemente influenciáveis pelo ambiente. Atraem-se pelo ocultismo.
Leão - Quinto signo astrológico do zodíaco, situado entre Câncer e Virgem e associado à constelação de Leo. Seu símbolo é um leão. Forma, com Áries e Sagitário, a triplicidade dos signos do Fogo. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Touro, Escorpião e Aquário. Com pequenas variações nas datas, dependendo do ano, os leoninos são as pessoas nascidas entre 22 de julho e 22 de agosto. Palavras-chave que definem o Leonino: "Sou aquilo que manifesto". Vitalidade, nobreza, generosidade, afetuoso, arrogante, vaidoso, dominador. Sendo um signo do elemento fogo, expressa-se por atividade, energia e busca de conhecimento e identidade. A ação é o fator base do Fogo. Ele é o que ajuda a criação, dá vida e aquece, quando moderado. E é poder que queima, destrói, seca e ofusca, quando excessivo. O autoconhecimento passa pela expressão criativa do ego, em função do próprio indivíduo (é autorreferenciado). É generoso e brilhante, mas pode ter um toque de egocentrismo e arrogância. Domínio, autoridade e ambição. Integridade, fidelidade e sinceridade. A tendência a liderar é inata. As afeições são profundas e duradouras.
Virgem - Sexto signo astrológico do zodíaco, situado entre Leão e Libra e associado à constelação de Virgo. Seu símbolo é uma virgem. Forma, com Touro e Capricórnio, a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos mutáveis, juntamente com Gêmeos, Sagitário e Peixes. Palavras-chave que definem o Virginiano: "Sou o que analiso e purifico". Pureza, analítico, abnegado, crítico, cinismo, medo de doenças. Signo do elemento Terra, elemento da concretização, da tomada de forma, da densidade e peso. Ele dá uma estrutura concreta a todas as coisas, confere solidez e substância, quando moderado. Mas é também o elemento que prende, enrijece e limita, quando excessivo. A expressão da identidade assume um caráter mais reservado e contido, tornando-se funcional e pragmática. Engenhosidade, discernimento e prestimosidade. Aprendem com facilidade, vivem à procura da evolução do próprio intelecto. Normalmente têm bom domínio da linguagem, falando e escrevendo bem. Adoram a riqueza, a abundância e a cultura. Não são hábeis para economizar dinheiro. O nativo de Virgem é demasiadamente dado ao raciocínio, e ele se manipula pela capacidade cerebral, e não pelo afeto e a voz do coração. Necessita passar metodicamente, antes do matrimônio, por uma "calculada" amizade, o que requer companhia, diálogo e interesse intelectual. Acabar com o defeito das críticas é indispensável para não sofrer e, em especial, para não fazer sofrer.
Libra – Sétimo signo astrológico do zodíaco, situado entre Virgem e Escorpião e associado à constelação de Libra. Seu símbolo é uma balança. Forma com Gêmeos e Aquário a triplicidade dos signos do Ar. É também um dos quatro signos cardinais, juntamente com Áries, Câncer e Capricórnio. Palavras-chave que definem o libriano: "Sou parte de uma relação". Justo, equilibrado, sociável, indeciso, melancólico, excesso de complacência. Do elemento Ar, da comunicação e da ligação. É ele que conceitualiza, relaciona, idealiza e explica o Universo. Utilizado corretamente, ele dá a capacidade da palavra, o poder criador, leve e fluído do pensamento. Utilizado em excesso, origina dispersão, nervosismo mental e uma comunicação errada, vaga e descontrolada. A identidade se espelha nos outros. Os relacionamentos têm de ser "de igualdade", sejam eles pessoais, sociais ou de negócios. É diplomático e sociável, mas também pode ser muito dependente e indeciso. Modesto e amigável, apresenta boa aparência. Detesta trabalhos malfeitos. Normalmente, casa-se cedo. Os librianos vivem em função do amor. São sentimentais, sonhadores, fanáticos pelo legal, equilibrados e não admitem, de maneira alguma, que haja desvio desses cânones.
Escorpião – Oitavo signo astrológico do zodíaco, situado entre Libra e Sagitário e associado à constelação de Scorpius. Seu símbolo é um escorpião. Forma com Câncer e Peixes a triplicidade dos signos da Água. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Touro, Leão e Aquário. Palavras-chave que definem o escorpiano: "Sou a morte e a transformação". Poder de cura, ativo, valoroso, odioso, violento, vingativo. Do elemento Água, da emotividade e sentimento. Ele amolece a rigidez da Terra, controla e regula o poder do Fogo e dá sentimento à comunicação do Ar. Utilizado de forma controlada, dá sensibilidade, intuição, empatia. Em excesso, origina sentimentalismo exagerado, pieguice, histeria emocional, descontrole e confusão. Quando o Sol está num signo do elemento Água, a expressão da identidade é naturalmente reservada, sentimental e empática. O medo da sua turbulência emocional leva-o a resistir, controlar e manipular, mas, se superar esta barreira, encontra em si grandes poderes de transformação. Tem a tendência a passar sobre os outros para alcançar os seus objetivos.
Sagitário – Nono signo astrológico do zodíaco, situado entre Escorpião e Capricórnio e associado à constelação de Sagittarius. Seu símbolo é o centauro. Forma com Áries e Leão a triplicidade dos signos do Fogo. É também um dos quatro signos mutáveis, juntamente com Gêmeos, Virgem e Peixes. Palavras-chave que definem o Sagitariano: "Sou aquilo em que acredito". Idealismo, generosidade, alegre, dogmatismo, fanatismo, indulgente. Sendo do elemento Fogo, expressa-se por atividades, energia e busca de conhecimento e identidade. A ação é o fator base do Fogo. Ele é o que ajuda a criação, dá vida e aquece, quando moderado. E é poder que queima, destrói, seca e ofusca, quando excessivo. Quando o Sol está num signo do elemento Fogo, a expressão da identidade é naturalmente viva, enérgica e calorosa. O conhecimento de si mesmo é feito através da identificação com ideais e filosofias. Tem uma faceta aventureira e otimista, desenvolve a própria educação, mas, por vezes, é irresponsável e exagerado, podendo tornar-se competente advogado e professor.
Capricórnio – Décimo signo astrológico do zodíaco, situado entre Sagitário e Aquário e associado à constelação de Capricornus. Seu símbolo é uma cabra. Forma com Touro e Virgem a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos cardinais, juntamente com Áries, Câncer e Libra. Com pequenas variações nas datas, dependendo do ano, os capricornianos são as pessoas nascidas entre 22 de dezembro e 20 de janeiro. Palavras-chave que definem o Capricorniano: "Sou um lugar na hierarquia social". Ambicioso, prudente, persistente, equilibrado, maldoso, cruel, pessimista. Do elemento Terra, da concretização, da tomada de forma, da densidade e peso. Ele dá uma estrutura concreta a todas as coisas, confere solidez e substância, quando moderado. Mas é também o elemento que prende, torna rígido e limita, quando excessivo. Conhece-se através da estrutura, da ordem e da sua posição nas hierarquias sociais. É esforçado, trabalhador e sóbrio, mas a sua necessidade de reconhecimento social pode torná-lo rígido, ambicioso e "frio".
Aquário – Décimo primeiro signo astrológico do zodíaco, situado entre Capricórnio e Peixes e associado à constelação de Aquarius. Seu símbolo é o aguadouro. Forma com Gêmeos e Libra a triplicidade dos signos do Ar. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Touro, Leão e Escorpião. Palavras-chave que definem o Aquariano: "Sou a minha diferença, o futuro, sou o meu grupo". Humanitário, intuitivo, reformulador, impulsivo, excêntrico, carinhoso, extravagante. É do elemento Ar que representa a comunicação e a ligação. É ele que conceitualiza, relaciona, idealiza e explica o Universo. Utilizado corretamente, ele dá a capacidade da palavra, o poder criador, leve e fluído do pensamento. Utilizado em excesso, origina dispersão, nervosismo mental e uma comunicação errada, vaga e descontrolada. Em signos do elemento Ar, o autoconhecimento é atingido através da visão conceitual do mundo, da comunicação e dos relacionamentos. O processo de consciência passa por uma conceitualização do mundo com base em grandes ideais e ideologias sociais. Tem uma expressão original, diferente, que pode ser muito criativa ou tornar-se excêntrica e rebelde. Independência, amor pela liberdade. Cooperação e ideias progressistas. Como regra geral, quando decide algo jamais desistirá até que sua meta seja atingida. A amizade é o primeiro de tudo, não pode viver sem a alegria de compartilhar a fraternidade. Urano o faz impulsivo e errante.
Peixes – Décimo segundo signo astrológico do zodíaco, situado entre Aquário e Áries e associado à constelação de Pisces. Seu símbolo é dois peixes. Forma com Câncer e Escorpião a triplicidade dos signos da Água. É também um dos quatro signos mutáveis, juntamente com Gêmeos, Virgem e Sagitário. Palavras-chave que definem o Pisciano: "Sou o absoluto". Inspirado, abnegado, místico, negativismo, fantasias, indolente. Signo do elemento Água: este é o da emotividade e sentimento. Ele amolece a rigidez da Terra, controla e regula o poder do Fogo e dá sentimento à comunicação do Ar. Utilizado de forma controlada, dá sensibilidade, intuição, empatia. Em excesso, origina sentimentalismo exagerado, pieguice, histeria emocional, descontrole e confusão. Quando o Sol está num signo do elemento Água a expressão da identidade é naturalmente reservada, sentimental e empática. É sensível e abnegado, mas pode perder-se nos próprios sentimentos de autopiedade. Especialmente sensível aos animais em situação de sofrimento. Seu posicionamento claro, franco e simpático muitas vezes permite que os outros o manipulem, empurrando-o daqui para lá, especialmente na vida profissional.