I Festival Etílico de Novas Bandas
No dia 19 de dezembro passado, tivemos a grande final do I Festival Café Etílico. Foi um evento pontuado por excelentes performances e revelações musicais para o cenário carioca e fluminense em geral. A grande vencedora foi a banda Gravidade Zero, que veio de Resende-RJ para roubar a cena com seus meninos de ouro. Com idade variando de 14 anos a 18 anos, a mais jovem banda presente no Festival cativou por sua sensacional performance de palco e gabarito de seus músicos, que nasceram com rock na veia!
A segunda colocada, Radiokaos, já está presente na noite carioca e apresentou um trabalho bem diferenciado, recitando poemas entre as músicas, num clima intimista, que cresceu ao longo do Festival. Chegou a apenas 7 centésimos de ponto atrás da Gravidade Zero. A galera foi ao delírio com tanta emoção.
Em terceiro lugar, a garotada da Doggie Lok, aqui da Barra, com uma torcida sensacional, balançou o Café Etílico com sua música (ska reggae) bem swingada.
Ao todo, participaram 24 bandas, que foram selecionadas dentre as 36 pré-inscritas, durante os quatro meses de duração do Festival.
Durante o mês de janeiro, estão sendo feitas as gravações para o CD comemorativo do evento com as melhores bandas. Com uma tiragem de mil cópias, as bandas poderão mostrar suas músicas próprias para a mídia, casas de show e para o grande público. Também estará sendo feita a gravação do CD exclusivo da banda ganhadora composto por 12 faixas.
A repercussão do Festival foi tão positiva no meio musical, na mídia, e consagrada pelo público, que a produção do Café Etílico já decidiu realizar sua versão 2005, com inscrições abertas a partir de março. Espera-se um número muito maior de pré-inscrições e o Festival continuará a ser aberto para bandas de todo o estado do Rio de Janeiro.
O regulamento será praticamente o mesmo. Foram introduzidas pequenas mudanças em tópicos que causaram algum tipo de dupla interpretação ou que foram mal esclarecidos.