Palavra da Cúpula



Todos sabemos que a quantidade de unidades habitacionais em nossa região não para de crescer. É imensa a construção de novos prédios, notadamente na área do Recreio dos Bandeirantes, bairro preferido pela classe média emergente, o que ocasiona um fluxo cada vez maior de veículos nas vias existentes.

Visando um futuro não tão distante, obras de infraestrutura se fazem necessárias para atenuar o impacto do crescimento galopante que ora se observa. Outrossim, é preciso que os moradores mais antigos não fiquem apenas nas críticas ao modelo vigente, mas se mobilizem no sentido de oferecer soluções para os problemas, que não são poucos.
A subprefeitura, sob o eficiente comando de Tiago Mohamed, cujo trabalho é por nós acompanhado, vem fazendo o possível para atender as solicitações que lhe são encaminhadas, pois à gigantesca obra do corredor expresso Transoeste somam-se os necessários ajustes em vias secundárias, importantes para a circulação viária. Uma das reivindicações considerada essencial acaba de ser concretizada: a operação asfalto liso na Avenida Gláucio Gil.

Ressalte-se que um grupo atuante de moradores comunica-se com a subprefeitura, por intermédio da rede social Facebook, enviando sugestões e críticas que visam melhorar a qualidade de vida para todos. Entre elas, está a solicitação da construção de um viaduto na Rua Benvindo de Novaes, para possibilitar melhor acesso à orla.

Não é obra pequena, mas, com o crescimento que se observa na circulação de veículos, deve merecer a atenção de nossas autoridades, visto que as avenidas Guiomar Novaes e Gilka Machado tornaram-se inviáveis para a circulação devido à saturação no trânsito e a desordem urbana, o que faz muitos motoristas desistirem de passar por elas.

Uma sugestão nossa para aliviar o tráfego na saída da Gilka para a Estrada do Pontal, hoje afunilada por veículos estacionados indevidamente e com parada de ônibus e vans à sua frente, obstruindo-a, seria o aproveitamento do terreno que foi desocupado pela prefeitura, com a construção de um desvio que sairia diretamente no fluxo de veículos mais adiante, sem necessidade de semáforo. É uma obra pequena, que não demanda muita verba e que será de grande utilidade. No terreno restante, poderia ser feita uma pracinha, para embelezar o local.

Já na Guiomar Novaes, uma das soluções poderia ser o remanejamento dos pontos finais das linhas de ônibus para ruas secundárias, até a construção de uma rodoviária no Recreio.
O Tipo Carioca mostra-se atento aos reclamos do bairro e, com suas ações, sempre visa o bem-estar da comunidade que o prestigia com sua leitura.