Palavra da Cúpula
Junho, mês de grandes acontecimentos no Rio de Janeiro, especialmente em nossa região.
Depois de nos deleitarmos com a tão esperada inauguração do corredor expresso Transoeste e do túnel da Grota Funda, batizado com o nome do ex-presidente José Alencar, entramos em plena efervescência da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que movimentará, diariamente, mais de 40 mil pessoas no Riocentro.
Mais de 100 celebridades internacionais, como chefes de estado e artistas, além de delegações de 176 países irão prestigiar o evento, determinado a debater o futuro do planeta.
Dez salas de reunião estão disponíveis nos cinco pavilhões do Riocentro, neste megaprojeto que ocupará uma área de 100 mil metros quadrados.
Para a segurança, foram mobilizados 1200 homens do Exército e 800 policiais, além de 100 agentes vindos de Nova York.
Com presenças confirmadas, estão o novo presidente da França, François Hollande, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, o primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, o presidente de Cuba, Raúl Castro, o ex-presidente da Rússia, Mikhail Gorbachev e o fundador da CNN, Ted Turner. Temos 50 mil visitantes ocupando toda a rede hoteleira carioca e outros tipos de hospedagem.
Vizinho do Riocentro, o Parque dos Atletas abriga um evento paralelo, a Cúpula Mundial de Governos Regionais, que deverá ter a presença do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, um defensor da sustentabilidade, apresentando seu projeto de redução de consumo de energia em municípios.
Além de toda essa agitação em nossa região, o tema da sustentabilidade ainda terá, de 15 a 23 de junho, no Aterro do Flamengo, sessenta tendas para a Cúpula dos Povos, onde haverá debates de ativistas ecológicos, como a senadora Marina Silva.
De 11 a 22 de junho, em uma grande tenda montada no Forte de Copacabana, acontece a Humanidade 2012 e, dia 19, teremos outro evento paralelo, a Rio+Social.
Um verdadeiro teste para verificar nossa capacidade de sediar os grandes eventos que teremos em nossa cidade: Jornada Mundial da Juventude, em 2013; Copa do Mundo, em 2014; Olimpíadas, em 2016.
Vamos lá, Rio de Janeiro!