Palavra da Cúpula



Uma quantidade imensa de obras está sendo feita pela prefeitura em nossa região e em todo o Rio de Janeiro. É claro que, devido à amplidão de frentes de trabalho, torna-se muito difícil para nossos dirigentes fiscalizar tudo.

Transoeste, Transcarioca, Transolímpica, Túnel da Grota Funda, pontes estaiadas, estações do BRT e diversas infraestruturas paralelas, como esgoto, meios-fios, iluminação, asfaltamento, calçadas, proteções para pedestres etc. constituem um somatório diversificado e abrangente, necessitando, para sua consecução, de um número imensurável de técnicos de todos os matizes.

Nesse megaprojeto que visa uma melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos, pequenos detalhes ou pequenas falhas somente serão detetáveis pela própria população local, no seu vaivém diário. Ninguém melhor que os habitantes das regiões beneficiadas pelas obras para verificar in loco a excelência dos trabalhos executados.

Um dos papéis de um jornal de bairro é ouvir a opinião reinante entre seus leitores e, na medida do possível, procurar levá-la a instâncias superiores. No caso presente, as intervenções viárias e paisagísticas ora sendo executadas por nossa dinâmica prefeitura.
Assim, ouvindo a opinião de cidadãos atentos ao nosso bem-estar, constatamos que uma das principais queixas relacionadas à Avenida das Américas, no Recreio, diz respeito à péssima iluminação dos semáforos instalados na via. Durante o dia, é praticamente impossível ver em que fase o sinal – que de luminoso quase não tem nada – está. Isso já está causando confusão nos cruzamentos, com o risco de colisões e atropelamentos. Urge uma providência dos setores responsáveis, antes que ocorram tragédias.

Outrossim, constatamos, ainda, a pulverização precoce das calçadas, provavelmente oriunda de um traço de concreto com excesso de areia. Entre o supermercado Zona Sul e a esquina seguinte, por exemplo, as pontas das pedras aparecem na superfície, confirmando o desgaste da massa superior.

Sabemos que nossa prefeitura está sobrecarregada de serviço, e acompanhamos o denodo e a dedicação do nosso subprefeito, Tiago Mohamed, incansável defensor das coisas benfeitas. Estamos convictos de que nosso alerta terá boa acolhida e que providências serão tomadas.