Uma Lição
Conta uma lenda que um rei presenteara sua filha com um lindo colar de brilhantes. Num dos matinais passeios, a jovem, sem perceber, perdeu o colar. Chorosa, contou ao pai o que acontecera. O rei, autoridade máxima, declarou que daria uma enorme quantia em moedas de ouro a quem restituísse o colar a sua filha.
Todos os habitantes da aldeia foram a procurar a joia. Um aldeão mais arrojado seguiu por um caminho mais distante, onde havia um quase pântano, em cujas águas recaíam os dejetos produzidos pela população, lançados por um canal. Embora as barrentas e pútridas águas quase não corressem mais, ele viu o brilho do colar no escuro e lamaçento riacho. Espichou seu braço e mergulhou-o todo na água. Não conseguiu apanhar a joia. Noutro lance de busca, entrou
um pouco mais e, a cada tentativa, mais se afundava na lama, cujo fedor e nojo lhe causavam asco.
Nisso, passou um ancião pelo abandonado local e, vendo o estado em que se encontrava o jovem, perguntou-lhe o que procurava dentro daquela lama.
O rapagão contou-lhe que queria pegar o colar que brilhava no meio daquela sujeira toda e que lhe renderia muita riqueza.
Então, o experiente velho, penalizado pela imaturidade do jovem, mostrou-lhe que o brilho que ele via e queria alcançar era o reflexo do colar que estava dependurado num galho de árvore que se debruçava sobre o pequeno pântano.
O afoito aldeão, na ânsia de ganhar as moedas de ouro, esqueceu-se de olhar para o alto, onde encontramos Deus, que é quem nos orienta e tudo resolve em sua misericórdia. Basta que olhemos para o alto, no mundo espiritual.
Muitas vezes, a pessoa se preocupa somente com o material e se esquece de conhecer o espiritual, que é o mais importante para estar em paz e manter a harmonia para um viver sadio.