Meio ambiente
Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados (ONU, 1984). A elaboração de um projeto requer, antes de tudo, um ambiente adequado para o desenvolvimento das ideias do grupo, tempo e paciência para que se possa trabalhar em conjunto, exercitando o respeito e o dom de ouvir o outro. A concentração e o espírito de grupo são dois elementos essenciais para se materializar boas ideias. Além disso, algumas variáveis tornam-se muito importantes neste processo, como a distinção do papel da liderança no grupo, descobrindo que o real líder reconhece os talentos individuais de cada participante, ajudando no desenvolvimento da criatividade e participação de todos, criando, assim, um ambiente de comprometimento com a missão coletiva e um processo descentralizado.
A capacidade técnica é outro fator fundamental para se obter resultados positivos. Não adianta ter excelentes ideias, se não há competência para desenvolver uma boa estratégia de como materializá-la. Muitas vezes, nossas instituições não contam com especialistas em diferentes áreas; portanto será necessário buscar apoio junto a colegas, a outras instituições ou junto ao próprio financiador. E, por fim, a criatividade e o comprometimento são virtudes para que tenhamos ao mesmo tempo caminhos criativos para a realização das atividades propostas e comprometimento com o processo que se está criando.
“Elaborar projetos é uma forma de independência. É uma abordagem para explorar a criatividade humana, a mágica das idéias e o potencial das organizações. É dar vazão para a energia de um grupo, compartilhar a busca da evolução” (Kisil R., 2001).
A definição do projeto: O que queremos fazer? Um projeto surge em resposta a um problema concreto. Elaborar um é, antes de mais nada, contribuir para a solução de problemas, transformando IDEIAS em AÇÕES. O documento chamado PROJETO é o resultado obtido ao se “projetar” no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: quais são os objetivos, que meios serão buscados para atingi-los, quais recursos serão necessários, onde serão obtidos e como serão avaliados os resultados. A seguir, vamos descrever as etapas básicas para elaboração de projetos.
A organização do projeto em um documento nos auxilia a sistematizar o trabalho em etapas a serem cumpridas, compartilhar a imagem do que se quer alcançar, identificar as principais deficiências a superar e apontar possíveis falhas durante a execução das atividades previstas. Já que é um processo participativo desde o começo, pois não se pode realizar soluções sem a participação de todos os envolvidos, o projeto se torna uma FERRAMENTA DE TRABALHO, um INSTRUMENTO GERENCIAL, um PONTO DE CONVERGÊNCIA de pessoas. Conceitualmente, o projeto é a menor unidade administrativa de qualquer plano ou programa. Um bom projeto escrito tem que se mostrar capaz de comunicar todas as informações necessárias e é por isso que, em geral, existe.
O plano de trabalho: como vamos agir? O andamento do projeto: como vamos avaliar, tirar conclusões e disseminar resultados? O orçamento: quanto vai custar o projeto?
O LAGOA VIVA e o seu projeto LIMPE SUA BARRA compartilham o desejo de planejar ações para a construção de um território e um planeta mais sustentável, com parceiros dos mais diversos segmentos da comunidade local, a participação integradora direta de uma Escola Municipal (600 alunos) um condomínio de classe media (25 mil moradores), uma comunidade de baixa renda (10 mil moradores) e, indiretamente, milhares de pessoas. Transformar esse desejo em realidade não é uma tarefa nem simples, nem pequena.
O conceito de sustentabilidade, apesar de muito conhecido e difundido, é muito pouco compreendido e, menos ainda, vivenciado. Sabemos que mudanças são necessárias, mas os caminhos são complexos e ainda estão sendo desvendados. Para construirmos um local de convívio mais humano e sustentável é preciso, inicialmente, compreender o que as pessoas pensam sobre o assunto e como agem no seu dia a dia. Por isso, na etapa inicial do projeto, vamos proceder a um grande levantamento com o público alvo: o que sabem, o que pensam e como agem. Com esses resultados em mãos, a ideia é realizar seminários, palestras, exposições, oficinas de capacitação, campanhas de comunicação e ações concretas que envolvam a comunidade o condomínio e escola, agregando, de forma efetiva, novos valores às práticas já desenvolvidas ou não, seguindo um modelo original de estratégias que priorize a geração do conhecimento aplicável, útil e inovador para os atores.
A educação ambiental é o melhor caminho para promover mudanças duradouras de atitudes, hábitos e comportamentos. Vamos proporcionar um projeto construtivo, absolutamente enriquecedor, fortalecer uma relação de confiança nas parcerias, nos envolvidos, no público alcançado, nos integrantes. Certamente teremos belos frutos. Esperamos contar com todos nessa jornada.