Recheio: meio quilo de carne-seca; duas cebolas médias, picadas; dois tomates, sem pele e sem sementes, picados; dois dentes de alho, bem picados; meia xícara de salsa bem picada; uma colher, de chá, de páprica picante (opcional) e azeite, para refogar.
Massa: duas xícaras, de chá, de farinha de trigo; duas xícaras, de chá, de leite integral; dois cubos de caldo de galinha (pode ser em pó); três colheres de margarina e farinha de rosca, para empanar.
Modo de preparo:Dessalgando e desfiando a carne-seca: corte a carne-seca em cubos e coloque-a de molho, de um dia para o outro, trocando a água uma ou duas vezes.
No dia seguinte, troque a água e coloque a carne-seca no fogo, até levantar fervura. Repita essa operação três ou quatro vezes para que seja retirado o excesso de sal e a carne cozinhe.
Após cozimento, desfie a carne-seca com as mãos.
Preparando o recheio: em uma frigideira grande, refogue o alho e as cebolas no azeite. Em seguida, coloque a carne-seca, mexa de vez em quando. Acrescente os tomates, continue mexendo até a mistura ficar sequinha, adicione a páprica (opcional) e a salsa picada. Misture bem, apague o fogo e reserve.
Preparando a massa: leve o leite ao fogo médio, em uma panela com os cubos de caldo de galinha, e mexa bem até o caldo dissolver-se; se for em pó, o processo é bem mais rápido. Coloque a margarina, e deixe o leite ferver. Em seguida, coloque toda a farinha e misture bastante, até a mesma soltar do fundo da panela.
Retire a massa da panela, coloque-a sobre uma tábua e sove-a um pouco.
Abra a massa com a ajuda de um rolo e deixe com meio centímetro de altura.
Recorte em círculos de aproximadamente oito centímetros.
Recheando, empanando e fritando - Finalização: coloque o recheio de carne-seca e feche, deixando-o com o formato de pastel.
Molhe a massa com água e passe-a na farinha de rosca.
Em uma frigideira, frite aos poucos, em óleo bem quente. Se sobrar, pode congelar.
Rendimento aproximado: 50 unidades.
Gilvan Nascimento