Perdoe o tom pessoal destas reflexões, na busca de um único propósito. Conclamar a todos e estimular vontades para mobilização e empenho em multiplicá-lo em prol de atenção especial em relação às mudanças climáticas
Somente com o empenho dos governantes, engajamento maciço e utilização ética do conhecimento e das novas tecnologias é que o propalado respeito ao ambiente será concretizado na forma de prevenção/adaptação ao aquecimento global e seus inevitáveis impactos climáticos.
O engajamento na política ecológica e no desenvolvimento sustentável vai muito além de ser um ato de escolha, um ato de liberdade, mas de responsabilidade com as gerações futuras.
Esta decisão depende essencialmente de todos se verem, ou não, participando do início de uma trajetória para garantir as nossas vidas e as futuras.
Há treze anos, com amor e dedicação contínua, já venho sendo útil e conveniente à biodiversidade do território da BARRA DA TIJUCA/JACAREPAGUÁ, abraçando um projeto de vínculo comunitário, para o restante da minha vida, o de mobilizar e engajar novos atores no CUIDADO/CAUSA AMBIENTAL.
Viver por um projeto, uma causa, uma missão, um ideal ou mesmo uma utopia é o que imprime sentido à nossa curta existência, ainda que intercalada por alegrias, perdas, dores e sofrimentos.
As catástrofes ambientais se agravam e vão influenciar as discussões políticas nos próximos anos.
Nestes tempos, a questão social/econômica não deve estar separada da relação com a natureza, e não devemos deixar aos donos do poder a tarefa de traçar nosso destino.
Certo de que muitos já conhecem o trabalho que desenvolvemos com a minha equipe e voluntários, as ações do LAGOA VIVA e do PACTO DE RESGATE AMBIENTAL, convoco todos à proteção de nossas vidas, o bem mais precioso, uma dádiva de DEUS.
Mais um ano de vida, boas lembranças do passado, perdas, ganhos, novas relações, novas metas, novos sonhos, novos conhecimentos e aprendizados.
Grato a todos, pelas mensagens, agradeço a DEUS pelo carinho dos familiares, amigos e companheiros da luta ambiental.
O nosso tempo, enquanto convivemos, é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que podemos fazer existir pelo próximo.
Vamos abrir nossos corações, ser mais solidários e celebrar a vida, sem medo, vivendo cada dia como se fosse único, que não se repete.
Sinceros agradecimentos, mais um ano em que os amigos tornaram minha vida mais útil e prazerosa.
Todos compartilham uma história de vida, ainda inacabada.
Donato Velloso.