Depois de ser palco de algumas ações da Rio+20, o Parque dos Atletas, no Autódromo, foi reaberto dia 31 de julho. O local – onde aconteceu o Rock in Rio – volta a funcionar de terça a domingo, das 6h às 22h.
Uma das maiores áreas de lazer da Barra, o Parque dos Atletas, na Avenida Salvador Allende, em frente ao Riocentro, foi reaberto na terça-feira ao público depois de ficar dois meses reservado às exposições da Rio+20, realizada em junho passado. Com 123 mil metros quadrados e capacidade para até cem mil pessoas, o parque foi o primeiro espaço construído para as Olimpíadas de 2016 a ficar pronto. Inaugurado em agosto de 2011, o lugar foi palco do último Rock in Rio.
De acordo com a subprefeitura, cerca de mil moradores de diversas faixas etárias estão inscritos nas escolinhas de futebol, vôlei, tênis e caminhada orientada oferecidas pela Secretaria de Esporte e Lazer no local. O parque tem entrada franca e amplo estacionamento. Além do espaço de lazer, dispõe de duas quadras poliesportivas, um campo de futebol de grama sintética, dois muros de escalada, um parque infantil, dois conjuntos de aparelhos de ginástica (um deles voltado a atletas da terceira idade), bebedouros e vestiários com chuveiros.
O espaço faz parte de um conjunto de obras e de ações ecológicas da prefeitura pela recuperação do sistema lagunar da Baixada de Jacarepaguá. Em dezembro, ele voltará a ser fechado para o show de Madonna, previsto para o início daquele mês. No ano que vem, a área de lazer deverá receber, mais uma vez, uma nova edição do Rock in Rio.
Fonte: Globo/foto: Guilherme Leporace