Synergy 4 : Uma evolução
Passei dez dias em Afonso Cláudio (ES), competindo pela SOL na primeira etapa do campeonato brasileiro de parapente. A SOL Paragliders é uma das maiores fábricas de parapentes, seletes, reservas e acessórios do planeta. Uma fábrica 100% brasileira, detentora de inúmeros recordes mundiais e patrocinadora dos melhores pilotos brasileiros e estrangeiros.
Antes da competição, a SOL me enviou um protótipo de seu novo projeto: o parapente Synergy 4, projetado para meu peso. Cabia a mim a missão de testar seu desempenho em condições adversas e fora dos padrões normais dos voos de fim de semana. Nada melhor para isto que um campeonato brasileiro em um lugar extremamente exigente como Afonso Cláudio.
Colocaria o nível de exigência do lugar como IV, indicado apenas para instrutores e pilotos experientes. Durante os dias em que lá estive, mantive um diário da competição para o site 360 graus (www.360graus.com.br). Em meus diários, tratava de minhas experiências e impressões sobre a competição e tudo o que a envolvia.
Nunca havia voado no Synergy 4 antes. A primeira vez que o vi foi na rampa de Afonso Cláudio, poucas horas antes da primeira prova. Confesso que certa preocupação assolava meus pensamentos. Nada mais natural, afinal nunca voara nele e não sabia como se comportaria em um voo tão instável e com pousos tão exigentes. Ao mesmo tempo, estava honrado por ser o único com aquele parapente e por ter sido confiada a mim tamanha responsabilidade. A prova foi definida, e decolei logo no terceiro pelotão. A decolagem do Synergy 4 é fácil.
Durante o campeonato, pude experimentar todo tipo de decolagem: vento forte, lateral, sem vento, com rajada e sem rajada. Foram dez dias decolando com ele nas mais variadas condições e locais: tanto de alpina, como de invertida, com facilidade. As linhas A ficam localizadas em um mesmo tirante, o que facilita a decolagem. Se o vento estiver moderado ou forte, basta pegar apenas os dois mosquetinhos referentes ao centro do bordo de ataque, com a mesma mão, e inflar. Se estiver sem vento nenhum, pode-se decolar de alpina, segurando dois mosquetinhos em cada mão e puxando todas as linhas A ao mesmo tempo. Isso permite que ela suba com mais facilidade sem vento.
O Synergy 4 me surpreendeu durante o voo também. Encarou a instabilidade local com maestria. Subia fácil nas térmicas e não exigia grandes acertos de minha parte para manter sua estabilidade diante da condição. Não fechou uma vez sequer, nesse primeiro voo. Nessa primeira termal, acompanhou, com facilidade, as melhores velas do mundo.
Quando resolvi tirar para a prova, decidi acelerá-lo até o talo e voar assim em todos os intervalos térmicos. Fiz isso para testar sua velocidade, perda de altura acelerado e estabilidade diante de possíveis colapsos. Quando acelerado, colapsos podem ocorrer, devido ao menor ângulo de ataque proporcionado pela forte aceleração. Fiquei impressionado com seu desempenho.
É o único parapente da categoria, que experimentei, que muda radicalmente a velocidade quando se acelera. Mais impressionante é que a velocidade muda, a estabilidade não. Passava grandes zonas de depressão a todo vapor sem levar um susto sequer. Outro ponto a favor do Synergy 4 é a perda mínima de planeio, quando acelerado.
Em voo, ele responde rápido aos comandos, é sensível e não pode ser pilotado por braços duros. Suas curvas são fechadas, o que permite um encaixe preciso até em térmicas pequenas. A aproximação para pouso é fácil e ele rende bem perto do chão. Basta tomar cuidado com a última curva, que não pode ser feita muito baixa, pois vai gerar uma aceleração exagerada e, como consequência, um pouso rápido e forte quando sem vento.
Para aqueles que estavam aguardando o lançamento oficial do Synergy 4 e para os que ainda estão decidindo entre ele ou um parapente importado, aí vai meu veredicto: podem encomendar o Synergy 4 (vídeo do primeiro dia do brasileiro http://www.youtube.com/watch?v=l7JxwTx7-uc). Ele não perde em nada para os concorrentes, além de ser um produto 100% nacional que traz orgulho para nós, pilotos brasileiros. Para mais informações sobre o Synergy 4, acesse o site da SOL: http://www.solparagliders.com.br/br/content/view/1148/76/
Visite também o meu site: www.aventurasreais.com.br