Bairro



Novo túnel no Elevado do Joá 

Nada menos que R$ 489 milhões serão investidos pela prefeitura na construção de um novo viaduto no Joá, ligando São Conrado à Barra. Além de dois túneis, paralelos aos já existentes, o projeto prevê, também, a construção de um novo elevado. Das duas atuais, a via passará a ter quatro pistas. Outra novidade será o alargamento da ponte da Joatinga, que terá uma ciclovia.





– O objetivo é acabar com o gargalo do trânsito na região, uma das exigências do Comitê Organizador Rio 2016 – disse o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.
As obras devem começar em agosto e deverão terminar em dois anos.


Nova sinalização do Bosque da Barra 

Criada pelo designer Marcelo Mohr, a nova sinalização do Bosque da Barra (que havia sido abandonada por anos) foi inaugurada recentemente. O novo projeto foi inspirado na borboleta e conta com totem e grandes placas, facilitando a visualização.





Fresagem e recapeamento na Barra Bonita 

A Subprefeitura da Barra começou a fresagem e recapeamento na Avenida Aílton Henrique da Costa, em Barra Bonita, no Recreio. Ao todo, serão usadas 1.500 toneladas de massa asfáltica. A previsão de término dos trabalhos é de três semanas.

Campanha em comemoração aos 24 anos do Chico Mendes

O Parque Chico Mendes, que está completando 24 anos, lançou a campanha ‘Bicho Fama, uma calçada da fama animal’. Trata-se de uma homenagem da Secretaria Municipal de Meio Ambiente às estrelas do local: bichos nativos de restinga e outros que são resgatados pela Patrulha Ambiental. A calçada já conta com as “patinhas” do pinguim, capivara, jacaré, coruja, sabiá, fragata, pica-pau, gambá e lagarto, entre outros. Todo o material usado foi doado pelos moradores da região e amigos do PNM Chico Mendes.

Criado o Comitê de Segurança do Barra Sustentável

Foi criado, em abril, o Comitê de Segurança do movimento Barra Sustentável. O novo órgão reúne representantes da OAB-Barra, 31º CCS (Conselho Comunitário de Segurança), Barralerta, Ouvidoria da Barra e Assape/Conselho de Segurança.
– Há muito que as principais associações e entidades representativas da região cobram aumento dos efetivos e viaturas, não só para o 31º BPM (Recreio), como também para a Delegacia Legal da Barra e, agora, mais recentemente, para a do Recreio. Da mesma forma, cobramos a redução nos rodízios de delegados e comandantes que, ao se inteirarem e conhecerem mais detalhadamente as manchas criminais da região, são, constantemente, substituídos, a nosso ver por problemas exclusivamente políticos – disse Paulo Bittencourt, da Ouvidoria da Barra.

Vem aí o XII Fórum de Segurança

No dia 22 de maio acontece, no Recreio Shopping, o XII Fórum de Segurança da região. Lideranças comunitárias e autoridades participarão do encontro, em que são discutidas as principais questões envolvendo o tema segurança.

Projeto de lei sobre empregados domésticos

O projeto de lei 5268/13, que estabelece dedução de 30% no imposto de renda do empregador que contratar um trabalhador doméstico, foi apresentado pelo deputado federal Otavio Leite ao Congresso. O pedido foi feito no mesmo momento em que o Senado aprovava a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dá novos direitos aos empregados domésticos, igualando-os aos demais trabalhadores privados.

Encontro sobre as obras do Complexo Lagunar da região

O Relatório Ambiental Simplificado (RAS) das obras do Programa de Recuperação Ambiental do Complexo Lagunar de Jacarepaguá foi apresentado e debatido durante reunião técnica informativa promovida pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA). A iniciativa, na Câmara Comunitária da Barra, reuniu cerca de 120 pessoas.
O documento tem por objetivo avaliar a viabilidade do licenciamento ambiental das seguintes atividades previstas no projeto de recuperação ambiental: dragagem de algumas lagoas, como as da Tijuca, Marapendi e Canal da Joatinga; extensão do molhe existente na barra do Canal da Joatinga; e a criação de uma ilha parque na Lagoa da Tijuca.
O intento da reunião foi receber críticas e sugestões em relação ao Programa de Recuperação Ambiental do Complexo Lagunar de Jacarepaguá e ao RAS.
– Essa é uma obra do bem, de recuperação ambiental. O valor gasto nela voltará na melhora da qualidade de vida da população, na saúde de todos. Os impactos positivos da obra irão superar os negativos. Concordamos e cumpriremos 100% do que foi apresentado no RAS. Estamos nessa luta há 20 anos, e, em breve, essa semente começará a ser plantada – disse o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, ressaltando que o programa faz parte das obrigações do Caderno de Encargos das Olimpíadas de 2016, e que a SEA irá cumprir os requisitos presentes no relatório. Minc afirmou que as obras deverão ser iniciadas em breve.

Mobilidade urbana na OAB-Barra

Em abril, liderada por Luiz Igrejas (presidente da Amar), aconteceu a abertura dos trabalhos da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da OAB-Barra. Durante o encontro, foi citada a importância da criação de dois mergulhões no bairro: um nas proximidades do BarraShopping e outro na ABM (Associação Bosque Marapendi), ligando a Avenida das Américas à Avenida Afonso Arinos.

I Encontro Empresarial Acir Transoeste

A Universidade Castelo Branco, na Av. Salvador Allende, no Recreio, foi palco, em abril, do I Encontro Empresarial Acir Transoeste. No evento, a palestrante Ângela Marinsk, da empresa Rio Coaching, falou sobre ‘Mais lucratividade com menos esforço’.