Coluna Zen



Reunindo mágicos, bruxos e esotéricos, a Ilha Primeira, na Barra da Tijuca, serviu de cenário para a 1ª Feira Medieval de Paulo Vasc, que aproveitou para realizar o seu 3º Jantar Medieval.
Percebendo sua ligação de outras vidas aos espíritos medievais, Paulo começou a organizar as noites bárbaras e seus jantares. Uma reunião do clã que acabou tomando uma maior proporção. 

O evento contou com vários expositores, danças folclóricas (ventre, cigana e medieval) e o Grande Ritual da Fogueira, que, invocando as salamandras, trouxe a todos a energia de prosperidade e limpeza, dando boas-vindas à chegada da primavera. Muita energia e alto astral fez parte deste evento.

Paulo é um sacerdote pagão, que se dedicou desde cedo ao estudo e decodificação de símbolos. Foi iniciado no Clã de Therion, originário da região dos Países Baixos, misturando tradições célticas e nórdicas e, aos 18 anos, foi  apresentado aos mistérios e às artes dos druídas. Especialista em artes divinatórias célticas e árabes, iniciou sua trajetória pelo tarô, passando pelos mistérios das runas, a arte da geomancia, astrologia árabe, numerologia árabe, oráculo druídico do Oghan, cristalomancia, cartomancia, I Ching, borra do café. Ao se iniciar no Reiki e na Cura Prânica, associou tais técnicas à prática da cristaloterapia. Paulo hoje atua como simbologista, orientador espiritual, alquimista e consultor holístico empresarial. Ele explica que os cinco pontos da estrela simbolizam os elementos: Terra, Ar, Fogo, Água e o Espírito. Conta que em seus rituais são usadas velas, comidas, bebidas, poesias, danças. Ele diz que se alguém perguntar algo relacionado à sua religião deverá, sim, perguntar quando será a próxima lua cheia ou melhor, quando será a próxima lua azul. Para terminar, diz que um bruxo funciona da energia universal com os deuses, "inclinando" a máquina de probabilidade para algo.

Outras pessoas importantes ao meio passaram pela feira, acrescentando seus mistérios, como: Rafael Chiconeli, escritor e diretor do Centro de Cabala iniciática. Rafael lançou seu livro didático este ano: “Toda a Luz da Cabala”, onde conta os aspectos práticos da cabala, seu lado mágico e fala sobre as criaturas medievais;
Cris do Tarot, veio de Belo Horizonte para participar do evento. Ela é taróloga, professora e ministra palestras. Sua proposta é um tarô experimental vivido de uma forma particular;
Og Sperle, presidente da UWB (União Wicca Brasileira), que nos contou que sua associação defende os interesses da religião, acabando com o preconceito. Og participa da comissão de combate à intolerância religiosa;
Alana Morgana, fundadora da tradição Athena Pronaia. Alana é taróloga, cartomante e bruxa. Na sua palestra, falou sobre o Deus Hermes e sua magia nos tempos atuais.
E para quem se interessar em se aprofundar em uns dos assuntos de especialidades destes mestres, seguem os contatos:
Ou, se preferir fazer uma numerologia e saber as energias que estão em circulação na sua vida, mande um e-mail para mim. Boa entrada de primavera e boas energias a todos.

Adriana Mello